Notícias

home » notícias

2 de Maio de 2016 às 15:17

Sindicato debate PSO, biombos e agências digitais com unidades regionais do BB


Crédito: SEEB/BRASÍLIA
Negociações permanentes entre BB e Sindicato avançam. Agências digitais preocupam os bancários

Brasília - Portas giratórias, biombos, PSO, telemarketing e agências digitais. Esses foram os assuntos abordados pelo Sindicato em reunião com a Gepes, Super, PSO, Cesup, Rerop e Ajure do Banco do Brasil, na quarta-feira (27). A reunião faz parte da pauta de negociações permanentes entre a empresa e o Sindicato, prevista no acordo coletivo dos bancários.

Os assuntos tratados com as unidade regionais dizem respeito às condições de trabalho na praça de Brasília. Já temas como reajuste salarial ou outras questões relacionadas a decisões da diretoria do BB são tratados na mesa de negociação permanente com a Diref (Diretoria de Relacionamento com Funcionários).

Pauta da próxima rodada da mesa permanente de negociação com a Diref, marcada para a quinta-feira 5, as agências digitais foram objeto de reclamação do Sindicato nessa reunião com as unidades regionais, relatando os problemas que vê nesse novo modelo de atendimento, como a precarização das condições de trabalho, que sobrecarregam os funcionários envolvidos, que têm de atender em seis canais diferentes, além de outras questões.

Em resposta, os representantes do BB se comprometeram a averiguar e discutir, com os diretores da empresa responsáveis, as demandas encaminhadas pelo Sindicato.

Melhorias na PSO

O Sindicato sugeriu a abertura de discussões para tratar da melhoria das condições de trabalho nas Plataformas de Suporte Operacional (PSO), e a instituição financeira se dispôs a manter canal permanente com a entidade para tratar especificamente das questões do setor.

BB se compromete a instalar biombos e portas giratórias em todas as unidades

O banco informou que todas as agências passarão a ter portas giratórias, bem como se comprometeu a instalar biombos em todas elas até julho deste ano, atendendo assim a uma das principais reivindicações do Sindicato relacionadas à segurança bancária.

Fim dos bunkers e centrais clandestinas de telemarketing

Prática condenada pelo Sindicato, o BB se comprometeu a não lançar mão de bunkers para trabalhadores até nova discussão da entidade com a Super/Gepes sobre a questão. O banco ficou de apresentar proposta para realização de cursos presenciais com o intuito de aprimorar os conhecimentos dos trabalhadores em agências.

Presente na reunião, o diretor do Sindicato Rafael Zanon comentou que "a prática do diálogo e da negociação é fundamental para resolvermos assuntos que dizem respeito à vida do trabalhador. O papel do Sindicato é estar junto com os bancários e defender seus direitos em todos os fóruns possíveis."

O encontro faz parte de proposta acordada entre BB e Sindicato de negociação permanente sobre os temas regionais. A próxima reunião ordinária com as unidades regionais ficou agendada para junho. Reuniões extraordinárias serão realizadas ao londo do mês de maio.

Renato Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas