Notícias

home » notícias

11 de Maio de 2016 às 09:36

Manifestações por todo o Brasil marcam dia de luta pela democracia e por direitos


Crédito: SEEB/BRASÍLIA

Brasília - Ao lado de vigilantes, comerciários e terceirizados, os bancários, organizados pelo Sindicato, participaram nesta terça-feira (10) do Dia Nacional de Luta em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas, somando-se a milhares de trabalhadores em todo o país.

A manifestação teve início logo cedo, às 7h, com panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto e no Setor Comercial Sul mostrando à população os riscos iminentes com o possível governo Temer, um dos principais articuladores do golpe contra a democracia e que ameaça conquistas sociais.    

Também foram colocados cavaletes e faixas em pontos estratégicos da região denunciando uma série de projetos em curso no Congresso que retiram direitos, como o PLS 388, substitutivo do senador tucano Aécio Neves que acaba com a gestão paritária nos fundos de pensão, e o PLC 30, que permite a terceirização sem limite.



Através do projeto do vice-presidente Michel Temer, não restam dúvidas de que o plano de privatizar estatais e, entre elas, os bancos públicos, volta a ser pauta de discussão. Depois do Ponte para o Futuro, programa do PMDB que prevê retirada de direitos trabalhistas, o Temer anuncia o Travessia Social, projeto a ser implementado caso o Senado Federal decida pelo afastamento da presidenta Dilma e o peemedebista assuma a Presidência da República.

Um dos principais enfoques do plano é a defesa da privatização. “O Estado deve transferir para o setor privado tudo o que for possível em matéria de infraestrutura”, diz trecho do documento.



Temer também já anunciou que pretende fazer uma auditoria nas contas dos bancos públicos – Caixa, Banco do Brasil, BNDES, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. Essa mesma proposta constava no programa de Aécio Neves, candidato do PSDB derrotado nas eleições de 2014.

Somando-se à luta dos bancários, o Coletivo d@s Artistas em Defesa da Democracia participou do ato promovendo uma série de apresentações culturais.

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas