Notícias

home » notícias

28 de Setembro de 2016 às 08:08

Greve completa 22 dias com forte adesão de bancários do Itaú em Brasília


Brasília - A nona rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada nesta terça-feira, foi suspensa no início da noite e será retomada nesta quarta (28), a partir das 15h, em São Paulo. E mais uma vez os bancários cobram dos banqueiros uma proposta decente, que ponha fim à paralisação.

Os trabalhadores enfrentam com muita mobilização o tratamento dispensado pelos banqueiros, que insistem numa proposta que impõe perdas à categoria. A única novidade na negociação desta terça é que a Fenaban propôs novo modelo de acordo, com validade de dois anos (2016 e 2017). Essa proposta ainda não foi discutida pelo Comando, que reafirmou que a negociação deve avançar e contemplar as reivindicações de emprego, saúde, vales, creche, piso, igualdade de oportunidades e segurança. 


Em todo o país os números referentes ao movimento só fazem crescer. Foram 13.449 agências e 36 centros administrativos com suas atividades paralisadas nesse 22º dia de greve. O número representa 57,5% agências de todo o país, um recorde para a categoria. Na base da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), de que o Sindicato faz parte, foram paralisados 1.905 agências e seis centros administrativos. 


Em Brasília, a paralisação foi marcada pelo fechamento das agências do Itaú, o maior banco privado, um dos principais responsáveis pelo travamento das negociações na mesa da Fenaban. 


Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas