Notícias

home » notícias

2 de Junho de 2016 às 06:37

Gilberto Occhi toma posse, e Sindicato e Fetec/CN fazem ato em defesa da Caixa


Crédito: SEEB/BRASÍLIA

Brasília - O Sindicato e a Fetec-CUT/CN realizaram um ato contra a ameaça de privatização da Caixa, nesta quarta-feira 1º, mesmo dia em que tomou posse o novo presidente da instituição, Gilberto Occhi, no lugar de Miriam Belchior. A manifestação, que contou com a distribuição da um Informativo Bancário Especial Caixa denunciando os riscos desse processo, foi em frente ao Matriz I da instituição, no Setor Bancário Sul. 

“Neste momento, é fundamental a unidade de todos os trabalhadores para barrar a investida privatista de Temer e sua gestão neoliberal”, frisa o diretor da Fetec-CUT/CN Enilson da Silva, que esteve no protesto, acrescentando que os planos de Temer estão totalmente na contramão do que o Brasil e os empregados da Caixa precisam e merecem. “Por isso, continuaremos atuando firmemente para defender a Caixa como empresa pública e coibir essa ameaça nefasta”, enfatizou.

Ferrenho defensor da privatização, o novo presidente da Caixa, que é uma indicação do Partido Progressista (PP), admitiu durante a sua posse que a abertura de capital é uma alternativa em estudo. Antes, em entrevista à imprensa, ele já havia afirmado que a primeira fase do processo começaria por áreas como loterias, seguros e cartões. O segundo passo seria a abertura total do capital da empresa.

Occhi alega que, com a abertura de capital, a Caixa continuará sendo uma empresa do governo federal e poderá contribuir para o resultado positivo do Tesouro Nacional, o que é contestado pelo movimento sindical, por considerar que a medida significa priorizar o lucro, deixando o papel social e o desenvolvimento do país de lado.

Também vêm sendo alardeados pela imprensa o fechamento de cerca de 100 agências da Caixa no Brasil inteiro e a redução do quadro de pessoal via demissão voluntária e plano de incentivo à aposentadoria. “Não vamos admitir retrocessos de qualquer natureza”, garante Enilson.

Negociação

Nesta quinta-feira (2) haverá nova rodada de negociação entre o movimento sindical e a direção da Caixa, em Brasília, e esses assuntos estarão na pauta. 

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas