Notícias

home » notícias

21 de Março de 2016 às 08:44

Em plenária, empregados da Caixa do DF tiram dúvidas e fortalecem luta contra reestruturação


Crédito: SEEB/BRASÍLIA

Brasília - Convocados pelo Sindicato, os empregados da Caixa se reuniram em plenária nesta quinta-feira (17), na sede da entidade sindical, para tirar dúvidas e buscar orientações sobre o processo de reestruturação, implantado unilateralmente pela direção da empresa. Os diretores do Sindicato reforçaram a importância da unidade de todos os empregados contra a medida que, só no DF, atinge mais de 500 trabalhadores.

Durante o encontro, os trabalhadores da Caixa falaram sobre a preocupação que toma conta dos setores atingidos pela realocação irresponsável. No prédio do Matriz I, os relatos dão conta de casos de assédio moral, que devem ser comunicados ao Sindicato.

Diante de uma reestruturação anunciada sem transparência e sem informações precisas, os bancários manifestaram preocupação e relataram diversos casos de desrespeito e descaso. Alguns trabalhadores afirmam, inclusive, que já passaram a sofrer com transtorno de ansiedade, depressão e desmotivação.

Para o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, a melhor estratégia é a união dos empregados. “Precisaremos da participação de todos nessa luta, desde o repasse de informações para a ação jurídica quanto de força e disposição para os atos que continuaremos realizando. A Caixa vai ter que justificar a necessidade da forma como foi colocada essa reestruturação”, destaca o diretor.

“Nesse momento de incertezas, contamos com a mobilização e a solidariedade de todos os colegas da Caixa. A atrocidade com que a direção da empresa está implantando as medidas afeta a todos os empregados, sem mencionar as perdas para a própria Caixa”, reforça o diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Enilson da Silva.

Jurídico

Advogadas do escritório que presta assessoria jurídica para o Sindicato também participaram da plenária. Para elas, é fundamental que os empregados procurem orientação jurídica para que cada caso seja estudado e avaliado separadamente, dando, portanto, mais força à ação coletiva que já está sendo construída.

Para agendar o atendimento jurídico, os empregados da Caixa podem ligar para o telefone 3262-9090. Neste sábado (19), das 9h às 12h, os advogados do Sindicato também estarão de plantão na sede do Sindicato (EQS 314/15). Além disso, os atendimentos para causas trabalhistas também são realizados segunda, terça e quinta, de 9h às 12h e de 14h às 17h, e na sexta, de 10h às 12h e de 14h às 17h.

O Sindicato também orienta as bancárias e bancários da Caixa que, caso estejam sofrendo pressão e ou assédio por conta de todo esse processo, denunciem esses transtornos, respondendo um questionário.

- Clique aqui para registrar sua denúncia.

Joanna Alves 
Colaboração para o Seeb Brasília


Notícias Relacionadas