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20 de Junho de 2016 às 12:33

Em manifesto, funcionários do Santander exigem mais respeito, valorização e melhores condições de trabalho


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - A agência do Santander da avenida José de Alencar, no Centro de Porto Velho, teve sua abertura retardada por duas horas, na manhã desta segunda-feira, 20/6, em protesto dos bancários que reivindicam que o banco aceite a inclusão de novas cláusulas no Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o documento que garante uma série de direitos exclusivos aos funcionários do banco espanhol.

O Santander está disposto a renovar o Acordo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos seus funcionários. Porém, não aceita avançar em nenhuma nova cláusula social, de condições de trabalho e de saúde propostas pela representação dos trabalhadores, como deixou bem claro na conclusão da terceira rodada de negociações, realizada no último dia 8/6.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão o fim das mudanças de regras e metas desumanas impostas pelo banco, o fim do estorno de comissões (nos casos em que clientes, depois de seis meses, cancelam os serviços contratados ao banco), correção das falhas da avaliação de desempenho dos funcionários (até trabalhadores afastados são avaliados), autonomia para os médicos (que hoje dão o diagnóstico imposto pelo banco, prejudicando a saúde dos bancários), maior transparência e justiça na distribuição do PPRS e, principalmente, o fim das demissões imotivadas e a contratação de mais funcionários.

“Os funcionários não podem pagar o pato porque um cliente cancelou, por exemplo, o contrato de um seguro do banco. O Santander também precisa parar de demitir os funcionários. Aqui em Rondônia já foram cinco demissões de um quadro de um pouco mais de 50 funcionários, o que causa o medo nos trabalhadores, que podem ser demitidos a qualquer momento, e compromete ainda mais o já precário atendimento ao público. Não aceitamos a crise econômica como justificativa do banco em demitir, pois sabemos que é na crise que o banco lucra mais. Contudo, em vez de contratar novos funcionários, o banco demite aqueles que dedicaram anos de sua vida para dar estes lucros”, detalhou Clemilson Farias, diretor de Imprensa do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) e funcionário do Santander, que explica ainda que somente no primeiro trimestre de 2016, o Santander lucrou R$ 1,66 bi, crescimento de 1,7% em doze meses e de 3,3% em relação aos últimos três meses de 2015. Apenas com o que ganha com tarifas, o banco cobre 148% da sua folha salarial.

“Está, assim, comprovado que o Santander tem todas as condições de valorizar seus funcionários, verdadeiros responsáveis por estes números expressivos do banco”, conclui.

 

Fonte: SEEB/Rondônia


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