Notícias

home » notícias

14 de Junho de 2016 às 06:25

Em defesa dos Bancos Públicos e emprego: Seeb/MT participa do dia Nacional de Mobilização


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT) esteve presente nas ruas de Cuiabá, neste dia 06 de junho, do Dia Nacional de Mobilização para reafirmar posição contrária a privatização dos bancos públicos. 

Os manifestantes se concentram por volta das 15h na Praça da República, no centro da cidade, e caminharam pelo centro histórico até o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) . O protesto organizado pela Frente Brasil Popular de Mato Grosso reuniu aproximadamente 500 pessoas. 

A mobilização nacional teve como pauta a luta contra a reforma da previdência; defesa dos direitos trabalhistas; defesa do SUS; da Educação; e em defesa das empresas e bancos públicos. Em Mato Grosso os protestos também foi contra o governo Taques que está descumprindo a Lei de recomposição salarial dos servidores públicos  e contra a proposta de parcerias público-privadas (PPP) para a gestão de escolas públicas estaduais. 

As atividades começaram com o “Aulão da Democracia” e panfletagem do “Manifesto em defesa da Educação e da Democracia”, que basicamente alerta a população contra as medidas do Governo Interino como a desvinculação dos recursos do Pré-Sal e de 10% do Produto Interno Bruto brasileiro para investimentos na área da educação, saúde, as mudanças na previdência e em vários direitos previstos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). 

Durante o “Aulão”, o diretor do Seeb/MT e funcionário do Banco do Brasil, Alex Rodrigues, explicou o papel dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico do país. “Fortalecer os bancos públicos é fazer uma política que beneficia toda a sociedade, pois os bancos públicos, além de ser importante para a regulamentação do sistema financeiro, são importantes para financiar políticas que geram emprego, renda e inclusão social”, afirma. 

Alex ainda ressaltou a importância dos bancos públicos nas crises econômicas e o crescimento da bancarização da população brasileira de baixa renda. 

Depois da concentração, os manifestantes saíram em caminhada puxada pelos Estudantes com a palavra de ordem: “Ocupa, ocupa e resiste”, em referência às 24 escolas estaduais que seguem ocupadas desde o dia iniciado, dia 22 de maio, na Escola Elmaz Gattas, em Várzea Grande,  contra o projeto do governo de Parceria Público-Privada (PPP) que prevê terceirização de serviços em escolas da rede pública, na prática, privatizando a gestão escolar.

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas