Notícias

home » notícias

31 de Agosto de 2017 às 15:24

Em cerimônia de posse, delegados sindicais defendem direitos trabalhistas e previdenciários


Trabalhadores do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco de Brasília (BRB) tomaram posse como delegados sindicais nesta quarta-feira (30). A cerimônia ocorreu no Teatro dos Bancários, na sede do Sindicato, e contou com a participação do ex-ministro da Previdência Social Carlos Gabas, que discutiu com os presentes a importância de intensificar a luta e a mobilização pela manutenção de direitos trabalhistas e previdenciários.

Para ele, é importante que as pessoas entendam qual o nosso modelo de seguridade social e as ameaças que a PEC 287/2016, que trata da reforma da previdência, pode representar. “A sociedade não sabe o que está sendo proposto e cada um dos delegados sindicais é um agente importante nesse debate social”, avalia o ex-ministro dos governos Lula e Dilma ao destacar que, apesar de ter sido rejeitada por 96% da população, a proposta ainda é uma grande ameaça aos trabalhadores.

“A luta pela preservação de direitos conquistados ao longo de muitas décadas, é mais importante do que nunca neste momento”, afirmou o delegado sindical do BB Luis Alberto Machado ao concordar com Carlos Gabas.

Os 101 delegados sindicais que tomaram posse terão mandato até agosto de 2018. Os bancários que perderam o prazo para as inscrições, ainda podem acompanhar o site do Sindicato e consultar o período para a reabertura da chamada suplementar.

Para o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, a renovação do mandato de alguns delegados e a disponibilidade destas pessoas para serem o elo, entre a entidade sindical e a sua base de representação, representam um importante processo de resistência neste momento. “Essas pessoas são qualificadas e vão fazer uma grande diferença nos seus locais de trabalho, ajudando que todos saibam como se posicionar diante dos seus empregadores. Além disso, também serão fundamentais para trazer informações ao Sindicato e nos ajudar a pensar em estratégias e mobilizações”, afirmou Araujo. “O sindicato nos ajuda a ter mais conhecimento e nós estamos aqui para repassar isso adiante”, concordou o delegado do BRB Jeremias Martins Trindade.

"Os delegados sindicais tomam posse num momento em que se faz necessário reforçar o diálogo com a base, a fim de intensificar a nossa mobilização pela preservação dos nossos direitos, tão ameaçados nesse cenário conturbado de ataques aos trabalhadores. E, mais do que nunca, que esse diálogo resulte de fato em prática de luta da categoria", destacou o secretário-geral do Sindicato e bancário do BRB, Cristiano Severo.

Para a diretora do Sindicato Helenilda Cândido, bancária aposentada da Caixa, "temos pela frente mudanças substanciais que vão ocorrer na legislação trabalhista, sendo esse, portanto, momento de estamos atentos, reconhecendo como trabalhadores os impactos dessas transformações na nossa vida e na dos colegas".

A posse dos delegados sindicais é mais um importante passo para o fortalecimento da categoria bancária, na atual conjuntura política econômica. “Estamos muito felizes que tantos homens e mulheres estejam dispostos a dar essa força e apoio ao Sindicato. Essas pessoas são o sindicato nos locais de trabalho. Em tempos de golpe, vamos à luta”, avisa a secretária de Formação do Sindicato e bancária do Banco do Brasil, Teresa Cristina.

Para os delegados, a atuação no dia a dia será fundamental também garantir melhores condições de trabalho para todos. “Os funcionários da Caixa vêm sofrendo ataques constantes da direção do banco. Não há contratações e nenhuma movimentação para concurso público. Vivemos diariamente o excesso de carga de trabalho. Estamos aqui para fortalecer essa luta”, avisa o delegado da CEF Israel Seabra.

Viviane Claudino
Colaboração para o Seeb Brasília


Notícias Relacionadas