Notícias

home » notícias

14 de Dezembro de 2016 às 06:38

Em carta aberta sindicato protesta contra a aprovação da PEC 55


Crédito: Reprodução

Carta aberta a sociedade

Dourados MS - O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região-MS, diante dos ataques a classe trabalhadora e a ofensiva reacionária e neoliberal que está em marcha contra os direitos dos trabalhadores e os interesses nacionais, desencadeada pelos poderes executivo, legislativo, judiciário e pela grande mídia, a serviço do grande capital nacional e internacional, tendo à frente o sistema financeiro, vem protestar contra a aprovação da PEC 55, que congela por duas décadas os investimentos em políticas públicas e assegura o desvio da riqueza nacional para o bolso dos banqueiros e acionistas que detêm os títulos da dívida pública.

Estão sendo impostas aos trabalhadores pelo avanço do neoliberalismo, fortes impactos até nas relações sociais, além de novos obstáculos para a atuação do movimento sindical. São riscos e perdas embutidos em inúmeras iniciativas que tramitam no executivo, no parlamento e no judiciário, que ainda não foram percebidos pela maioria dos trabalhadores.

Por isso, temos procurado ampliar o diálogo com a categoria bancária, com a classe trabalhadora e com toda a sociedade para esclarecer e alertar sobre essas graves ameaças num esforço urgente para organizá-las e trazê-las às ruas e fortalecer nossa luta contra a PEC 55, privatizações, liberação total da terceirização, entrega do pré-sal, privatização da previdência e etc..

São medidas impopulares, o que significa perda de direitos dos assalariados e mais privilégios para as elites dominantes.

Temos que estar atentos para o novo modelo bancário que começa a se tornar realidade, como a introdução das agências digitais e a ampliação dos serviços via celular, que colocam em risco o emprego da categoria. Exemplo claro foi o anúncio da reestruturação no Banco do Brasil anunciada no último dia 20/11, sob pretexto de cortar despesas e que irá fechar 402 agências e transformar outras 379 agências em pequenos Postos de Atendimentos com a extinção de mais de 9.400 postos de trabalho.

Nossos desafios são imensos e de maneira geral precisamos fazer um enfrentamento ao governo federal de forma articulada com todas as forças dos trabalhadores e sociedade civil. Precisamos agir com determinação para ampliar a ação da classe trabalhadora em defesa dos nossos direitos e conquistas.

Nenhum direito a menos. Nenhum privilégio a mais.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região /MS


Notícias Relacionadas