Notícias

home » notícias

14 de Dezembro de 2015 às 13:05

Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública e contra o PLS 555/2015


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - Por orientação das entidades representativas dos trabalhadores da Caixa, como Contraf, Fenae e Comissão Executiva dos Empregados (CEE) na segunda-feira (14), realizou o Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública e contra o PLS 555/2015.  

Segundo o secretário de  imprensa e comunicação, John Gordon Ramsay, o objetivo é mobilizar os trabalhadores do banco na tentativa de barrar o projeto, que trata do Estatuto das Estatais que  ameaça empresas públicas federais, estaduais e municipais.

Além do Ato Público realizado na porta da Caixa a ideia é que os empregados se manifestem nas unidades e nas redes sociais, postando fotos segurando o cartaz com a frase “O PLS 555/2015 é o fim da Caixa 100% pública". Digo não ao PLS 555”. As fotos  também podem ser remetidas para o sindicato pelo e-mail[email protected].

O diretor do Sindicato, Luiz Edwiges, reforçou que o caráter do PLS 555/2015 é privatista, baseado na premissa do Estado mínimo. “O que está em jogo é uma concepção de Estado, estão usando de oportunismo para reintroduzir o modelo do Estado mínimo se ele vai estar a serviço da população brasileira ou da lógica privatista dos tempos de FHC. Além de aumentar o controle dos banqueiros na economia do país, o PLS será também a porta de entrada para uma nova onda de privatizações das estatais”, observou.

“Só a luta que impediu a abertura de capital da Caixa este ano. Então, precisamos ir às ruas para frear mais essa tentativa de privatização das estatais”, completou.

O presidente do Sindicato, José Guerra, lembrou as privatizações dos anos 90 que não trouxeram melhoria dos serviços e de atendimento à população. Ele lembrou, inclusive, a situação da Vale do Rio Doce. “O processo de privatização é apenas uma forma de entregar o patrimônio público à iniciativa privada, o que contraria os interesses dos trabalhadores e da maior da população”, alerta.

O vereador Arilson da Silva e diretor do Sindicato, durante o ato, anunciou a realização de uma Audiência Pública para debater o papel social da Caixa. Para o Vereador a Caixa, é patrimônio público, e como banco público é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da sociedade brasileira.

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas