Notícias

home » notícias

10 de Junho de 2016 às 06:04

Delegados sindicais do BRB definem propostas para seminário sobre a Campanha


Crédito: SEEB/BRASÍLIA
O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, na abertura da reunião dos delegados sindicais

Brasília - Em reunião nesta quarta-feira (8) convocada pelo Sindicato em sua sede, os delegados sindicais do BRB aprovaram uma série de propostas que serão remetidas para discussão e deliberação no seminário que vai definir a pauta de reivindicações específicas e a estratégia de luta dos funcionários para a Campanha Nacional 2016. O seminário deverá ocorrer no dia 5 de agosto.

As decisões foram tomadas ao final do encontro de delegados sindicais que reuniu também os do Banco do Brasil e os da Caixa Econômica Federal para um debate que antecedeu as assembleias específicas dos dois bancos públicos federais, para aprovação das propostas específicas dos bancários de Brasília para o 27º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e para o 32º Congresso Nacional dos Funcionários da Caixa (Conecef). 

Não à reestruturação

Entre os principais pontos definidos, os delegados sindicais rechaçam a reestruturação promovida de forma unilateral pelo BRB da qual resultou o “novo” modelo de atendimento ao público. Os bancários reclamam que não houve a participação da categoria na decisão da instituição. 

Rodízio de caixas   

Também é objeto de repúdio por parte dos funcionários a possível diminuição do número de caixas e o rodízio desses trabalhadores entre as agências, promovido por um órgão centralizador sem qualquer motivo previamente definido - nos moldes do que é praticado hoje no Banco do Brasil. O Sindicato vai aprofundar essa discussão no seminário de agosto e o objetivo é aprovar uma proposta a ser levada ao BRB com vistas à solução de eventuais problemas que causem transtornos à vida pessoal dos bancários.  

Eleição dos delegados sindicais

Os trabalhadores destacaram a importância da eleição de delegados sindicais que deve ocorrer no mês de julho, chamando a atenção dos bancários para que elejam representantes de fato comprometidos com a luta da categoria e não apenas movidos por interesses pessoais. Esse será o principal fator para a escolha dos representantes dos bancários a ser defendido junto à categoria.

BRB público

O Sindicato e os delegados sindicais aprovaram ainda proposta para debater uma estratégia de mobilização que envolva todos os bancários, além de outros atores sociais, na luta pelo fortalecimento do BRB enquanto banco público e a serviço do desenvolvimento do Distrito Federal.

Valorização do processo negocial

Uma das preocupações levantadas durante os debates é que a direção do BRB resolva a Campanha na mesa de negociação, valorizando o processo de diálogo, evitando assim que os bancários lancem mão de uma greve como a do ano passado, que durou 26 dias.

Assessoria parlamentar do BRB

Os bancários também vão ratificar no seminário a reivindicação de que o BRB aperfeiçoe sua assessoria parlamentar, de forma a trabalhar a contento os assuntos do banco que são de interesse dos trabalhadores. 


Metas e participação nos lucros

Os temas Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e metas também serão objeto de discussão no seminário.

Seminário

A exemplo de edições anteriores, o seminário que vai aprovar a pauta de reivindicações específicas a ser negociada com o BRB na Campanha Nacional deste ano contará com a presença de delegados sindicais e será aberto à participação dos demais funcionários da instituição financeira.  

Os bancários já podem enviar sugestões de propostas para o encontro através do email[email protected].  

Para o secretário de Bancos Públicos da Fetec-CUT-CN, André Nepomuceno, a participação de todos os bancários do BRB é fundamental para a “construção da nossa unidade de ação, potencializando assim nossa força de enfrentamento junto ao banco, mobilização que será tanto maior quanto mais unidos estivermos”.  

“Assim como toda categoria estará unida na Campanha Nacional, os bancários do BRB deverão permanecer mobilizados em torno da mesma causa, que é a defesa de um banco público cada vez mais sólido e por mais conquistas para os trabalhadores”, defende o diretor do Sindicato Cristiano Severo.

O também diretor do Sindicato Daniel de Oliveira finaliza: “Nossa mobilização a partir de agora e contamos com a participação de todos para o sucesso da nossa Campanha Nacional, ainda mais diante de uma conjuntura de crise política e econômica pela qual estamos passando”.

Situação dos endividados e superendividados 

Sobre o projeto que trata da situação dos bancários do BRB que estão endividados e superendividados, o Sindicato convoca os funcionários do banco a se mobilizarem para participar de audiência pública que será realizada pela Câmara Legislativa no próximo dia 24, às 19h15, para tratar do tema. O Sindicato alerta para a possibilidade de que, na audiência, sejam levantadas questões acerca do Pelo 35/2015, que desobriga os funcionários do GDF de abrirem conta corrente no BRB para recebimento de salário. 

*Atualizada às 16h22

Renato Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas