Notícias

home » notícias

14 de Dezembro de 2016 às 06:19

Delegados sindicais do BB, Caixa e BRB são empossados


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Fundamentais para a organização da categoria nos postos de trabalho, os delegados e delegadas sindicais da Caixa Econômica Federal, BRB e Banco do Brasil tomaram posse na noite desta segunda (12) em cerimônia realizada na sede do Sindicato.

Durante a posse, os dirigentes sindicais que compuseram a mesa reforçaram que, para vencer os desafios postos à classe trabalhadora, será necessário o trabalho conjunto entre o Sindicato, os delegados sindicais e as bancárias e bancários da base.

“Diante do cenário que está colocado, a organização da nossa categoria a partir da atuação dos delegados e delegadas é imprescindível. Não é só nosso emprego que está em jogo, mas a manutenção do papel dos bancos públicos para a sociedade”, destacou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

Representando a CUT Brasília, a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Vanessa Sobreira afirmou que a defesa das pautas dos trabalhadores requer forte mobilização. “É importante contar com delegados sindicais preparados para trabalhar com os sindicatos contra a terceirização, o projeto que congela os investimentos em políticas públicas, sem falar da reestruturação na Caixa e no BB e do desmonte do BRB”, ressaltou a dirigente.

Enilson da Silva, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e empregado da Caixa, lembrou que os delegados e delegadas são lideranças fundamentais para o processo de organização da categoria.

“O cenário atual implica cuidados, mas, por ser a categoria bancária a mais organizada, cabe a nós a responsabilidade de encabeçar as lutas que temos pela frente. Contamos com o apoio e trabalho das lideranças empossadas para continuar na luta”, ponderou Enilson.

Para Adilson de Sousa, representante da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), “a renovação dos delegados sindicais e, consequentemente, do movimento sindical nos manterá em luta contra o desmonte dos nossos bancos públicos e as reformas propostas pelo governo golpista”.

Secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marianna Coelho declarou o orgulho que tem dos delegados empossados, principalmente pelo momento decisivo em que vivemos. “Nosso desafio enquanto Sindicato é a organização macro da categoria bancária de Brasília. Com a atuação dos delegados sindicais, nossa categoria é organizada diariamente nos locais de trabalho”, destacou a dirigente, que também é bancária do BB.

“Mudança sem diálogo só prejudica o trabalhador”, afirmou a secretária de Mulheres do Sindicato e empregada da Caixa, Helenilda Candido. Durante sua fala, a dirigente lembrou que a missão dos delegados sindicais é de grande responsabilidade, uma vez que foram escolhidos para representar cada colega do local de trabalho.

Como bancário do BRB, o secretário-geral do Sindicato, Cristiano Severo, ressaltou que os ataques ao banco e aos trabalhadores põem em risco o trabalho pela melhoria das condições de trabalho. “Os ataques não param de vir à tona, mas, organizados, estaremos preparados para a luta contra a terceirização”, confessou.

Formação

Para a secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina, os delegados e delegadas são fundamentais nos locais de trabalho. “Eleitos pelos bancários, os delegados são importantes lideranças de representação da base. Será um ano de mandato para ajudar o Sindicato a organizar as lutas que virão”, alertou Teresa.

Entre as atribuições, os delegados e delegadas sindicais devem participar de assembleias e de reuniões, distribuir e dialogar com os colegas no local de trabalho sobre as informações do Sindicato, além de encaminhar à entidade as denúncias, propostas e críticas dos trabalhadores.

Homenagem

Durante a posse, o delegado sindical Luiz Carlos Almeida recebeu uma homenagem pelo seu histórico de luta em favor da categoria. Bareta, como é conhecido entre os colegas, é um dos 9.409 bancários do BB que aderiam ao plano de aposentadoria incentivada (PEAI) e que deixará a instituição.


Banco do Brasil


Caixa

BRB


Joanna Alves 
Colaboração para o Seeb


Notícias Relacionadas