Notícias

home » notícias

29 de Março de 2016 às 06:18

Com apoio dos bancários, vigilantes fecham agências do Itaú por cumprimento de acordo coletivo de trabalho


Crédito: SEEB/BRASÍLIA

Brasília - Como forma de exigir que os bancos cumpram o acordo coletivo de trabalho da categoria, os vigilantes do Distrito Federal paralisaram, nesta segunda-feira (28), a agência do Itaú do Setor Comercial Sul (SCS) e outras unidades localizadas na W3 Sul.

Segundo o diretor do Sindicato dos Vigilantes (Sindesv-DF) Elton dos Santos, “o ato é uma forma de chamar a atenção do Itaú e da Life Defence, que vem descumprindo o acordo dos vigilantes ao contratar trabalhadores na modalidade horista, pagando valores inferiores ao salário mínimo”. 

A mobilização contou com o apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), garantindo que essas agências não funcionem sem a devida segurança para seus funcionários, clientes e usuários. 

Para o diretor do Sindicato e bancário do Itaú Sandro Oliveira, isso é uma falta de respeito total da empresa e do banco. “O Itaú, contratante da empresa de vigilância, não deveria aceitar esta situação. Como a agência não pode ficar desprotegida e em solidariedade à luta dos vigilantes, o Sindicato se faz presente nesta manifestação.” 

Solução 

Após a mobilização dos sindicatos, o Itaú acionou a Life Defence e, após uma reunião, assinaram uma ata em que se comprometem a, a partir de 4 de abril, passarem o regime de trabalho dos horistas para o de mensalistas. Além disso, os trabalhadores que participaram do ato desta segunda-feira não serão penalizados.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília



Notícias Relacionadas