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15 de Dezembro de 2015 às 08:02

Blitz do Sindicato fiscaliza condições de trabalho em agências do Itaú


Crédito: SEEB/BRASÍLIA
Dirigentes da Fetec-CUT/CN e do SEEB/Brasília denunciam falta de segurança e condições de trabalho

Diretores do Sindicato e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) realizaram nova patrulha da Blitz do Sindicato na quarta-feira (9). Desta vez, as péssimas condições de trabalho foram constatadas em agências do Itaú na Asa Sul e no Recanto das Emas.

Logo na primeira visita, à agência da 510 Sul, a Blitz do Sindicato constatou o risco a que trabalhadores da unidade e usuários são submetidos diariamente. Localizada em frente à avenida W3 Sul, a agência já teve porta giratória com detector de metais. Entretanto, sem qualquer razão, o item de segurança foi retirado.

No ano passado, três assaltantes invadiram a agência e, armados, renderam dois vigilantes. A porta giratória localizada antes da área de atendimento é um item primordial de segurança, reivindicado pelo Sindicato, que resguarda a integridade de bancários, vigilantes e clientes. 

Maria das Graças é cliente da agência da 510 Sul e reconhece a importância da porta giratória. “Quando tem porta na entrada, o assaltante não consegue entrar armado na agência. Por enquanto, aqui ainda tem o biombo, que nos resguarda durante o atendimento. Espero que eles não tirem o biombo também”, ressalta.

“Vamos apresentar essa situação à direção do banco, mostrando as imagens registradas, para que o Itaú resolva esse grave problema. Recebemos denúncias em outras unidades do Itaú na Asa Sul e em algumas regiões administrativas. Estas serão apuradas e também encaminhadas ao banco”, afirma o diretor do Sindicato Edmilson Lacerda, que também é bancário do Itaú.

Brasília - Diretor da Fetec-CUT/CN e bancário do banco, Washington Henrique alerta que o Itaú planejou um novo layout para as agências, mas não incluiu as portas giratórias, item de segurança obrigatório. “Apesar de o projeto ignorar a necessidade desse item de segurança, o Sindicato está cobrando, mais uma vez, que o Itaú se responsabilize com a vida do cidadão. Vamos cobrar essa solução do banco”, destaca.

O número crescente de demissões no Itaú por todo o país tem afetado diretamente a qualidade do trabalho dos bancários e, consequentemente, o atendimento à população. A superlotação da agência do Recanto das Emas, localizada na quadra 205, já foi notificada ao banco anteriormente, entretanto, a instituição não tomou providência.

Durante a Blitz do Sindicato, clientes e usuários esperavam atendimento em uma fila enorme. De acordo com os relatos, o problema é rotina na unidade. Leônidas Pires é cliente da agência e conta que observa a rotina abusiva enfrentada pelos bancários e bancárias dali. “A carga é muito pesada para os trabalhadores. O bancário quer trabalhar, veste a camisa do banco, não tem estrutura adequada para atender a população”, desabafa.

Também na semana passada, por conta das demissões e da falta de funcionários, o Sindicato fechou a agência do Itaú do Conjunto Nacional. 

Em novembro, o Sindicato participou da reunião entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do banco para tratar do tema. 

Para o secretário de Imprensa do Sindicato, José Garcia, é fundamental que as denúncias sobre condições de trabalho sejam encaminhadas à entidade, que tem legitimidade para representar os trabalhadores bancários. Ao banco, Garcia envia recado: “Itaú, resolva o problema dos bancários, resolva o problema do cliente. Estamos de olho”.

Bancárias e bancários podem encaminhar as denúncias utilizando o site, as redes sociais e o aplicativo do Sindicato. As queixas serão apuradas e enviadas à direção dos bancos para as devidas providências.

Veja as imagens das Blitzes realizadas:



Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


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