Notícias

home » notícias

25 de Novembro de 2016 às 06:11

BLACK FRIDAY: Contra reestruturação no BB, funcionários vestem preto nesta sexta (25)


Brasília - Liquida agências, liquida funcionários, liquida empregos, liquida o respeito aos bancários e aos clientes. É isso o que significa na prática a reestruturação anunciada pelo Banco do Brasil no início da semana.

Para protestar contra essas medidas, bancárias e bancários do BB em todo o país vestirão preto nesta sexta-feira (25). Será o "Dia da Indignação", numa alusão à Black Friday do banco, que pega carona na temporada de liquidação oferecida neste dia por outras empresas. 

“Na verdade, com esta medida, o banco põe em liquidação o seu patrimônio numa só tacada. Além de extinguir 18 mil vagas do seu quadro de funcionários, vai fechar 402 agências e transformar outras 379 em postos de atendimento”, critica o secretário de Imprensa do Sindicato, Rafael Zanon.

Segundo o BB, o plano de reestruturação tem como objetivo tornar o banco mais competitivo, atendendo aos apelos do mercado. Mas, na verdade, a medida, que é uma retomada das políticas econômicas de privatização dos anos 90, trará prejuízos irreparáveis para o banco, para os funcionários e para a sociedade brasileira. 

“Na prática, a reestruturação interrompe o processo de crescimento em curso no BB nos últimos 13 anos - abandonado na década de 90 -, de valorização do funcionalismo e do banco como instituição pública. Com a reestruturação, além reduzir salários e empregos, o banco vai reduzir também o atendimento presencial, prejudicando principalmente os clientes de baixa renda”, analisa a diretora do Sindicato Fátima Marsaro.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas