Notícias

home » notícias

29 de Junho de 2017 às 19:45

Bancos fazem terrorismo sobre desconto da PLR; Sindicato esclarece


Como de praxe, na semana em que os bancários se preparam para se juntar aos demais trabalhadores numa nova greve geral contra as reformas de Temer, convocada para esta sexta-feira (30), os bancos têm feito terrorismo na tentativa de desmobilizar a categoria. 

 
Segundo denúncias que chegaram o Sindicato, alguns gestores vêm afirmando que os bancários que participarem da greve perderão o direito ao pagamento da PLR.  
 
O Sindicato esclarece que isso não é verdade. No caso do Banco do Brasil, por exemplo, o acordo coletivo aditivo de PLR é claro, em sua cláusula sétima, ao afirmar que, para efeito de cálculo da participação nos lucros, “serão descontados os dias de afastamento por licença-interesse, licença para concorrer ou exercer mandato eletivo, licença para acompanhar pessoa enferma da família e faltas não abonadas ou não autorizadas”. 
 
Conforme garante o aditivo, a participação será paga de forma proporcional aos dias trabalhados no respectivo semestre do lucro líquido. Ou seja, para quem aderir à greve, o desconto, caso aconteça, é proporcional: o bancário terá descontado apenas 1/365 do valor total da PLR. No acordo com a Caixa, isso consta da cláusula 4ª; no aditivo do BRB, na cláusula 13ª.


Notícias Relacionadas