Notícias

home » notícias

14 de Março de 2017 às 07:17

Bancários se unem a outras categorias em ato em Dourados-MS no dia 15


Crédito: Reprodução

Dourados MS - Um dia para marcar o Brasil com manifestações, atos e greve geral está marcado para o dia 15 de março. Várias categorias já fizeram assembléias e aprovaram greve para essa data.

Em Dourados os Trabalhadores do Ramo Financeiro ligados ao Sindicato dos Bancários vão participar das atividades que vão acontecer na Praça Antônio João no centro da cidade.

Cerca de 21 categorias de trabalhadores anunciaram adesão ao dia nacional de paralisações, convocado pelas centrais sindicais, contra a proposta de reforma da Previdência do governo Michel Temer (PMDB), que pretende definir a idade mínima de 65 anos para aposentadoria, além de propor medidas que devem reduzir o valor dos benefícios. Entre as categorias que podem participar do protestos, estão os professores, bancários, trabalhadores dos Correios, da saúde, servidores federais, municipais e estaduais que devem paralisar os serviços, total ou parcialmente.

Além disso os diretores do Sindicato estarão percorrendo as agências onde irão distribuir panfletos da mobilização para os funcionários e clientes de bancos.

Uma faixa falando sobre a Reforma da Previdência também será afixado nas agências para chamar a atenção da população sobre riscos e prejuízos que a sociedade terá com essa reforma. Caso seja aprovada em sua essência, conforme apresentada pelo governo federal.

A reforma

Um dos pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, do governo Temer, é que seja estabelecida idade mínima de 65 anos, eliminando a concessão do benefício por tempo de serviço. O valor da aposentadoria, de acordo com o projeto, passará a ser calculado levando-se em conta 51% das maiores contribuições com 1% adicionais a cada ano de contribuição.

Na prática, isso faz com que seja necessário trabalhar formalmente por 49 anos para se obter o benefício integral. Além disso, a PEC liquida a aposentadoria especial dos professores, que hoje podem encerrar a carreira com 25 e 30 anos de serviço para mulheres e homens, respectivamente.

Fonte: SEEB/Dourados MS - Da redação


Notícias Relacionadas