Notícias

home » notícias

16 de Dezembro de 2016 às 14:35

Bancários MT mobilizam população contra o fechamento da agência do BB


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - Presidentes de Moradores de Bairro, representantes de associação de deficientes, representantes da união dos moradores de bairros de Cuiabá, comerciantes, vereadores e a população participaram do protesto contra o fechamento da agencia do Banco do Brasil, convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Mato Grosso (Seeb/MT), nesta sexta-feira (16/12), na porta da Agência do Banco do Brasil,localizada no Distrito Industrial.

Para o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, o Fechamento da Agência  prejudica o atendimento à população e precariza as condições de trabalho.  “As alternativas para saída da crise do país devem ser debatidas e construídas com toda a população e exige bancos públicos fortes e redução de taxas e juros para a população”, afirma.

“A reestruturação do Banco do Brasil só interessa aos bancos privados, que terão menor concorrência, num sistema financeiro extremamente concentrado. Sem bancos públicos fortes, toda a sociedade perde”, completa.

Durante o ato o Sindicato também entregou uma carta à população e coletou assinaturas contra o fechamento da agência do BB.  O fechamento da Agência do Distrito Industrial deixará mais de 200 mil pessoas que moram nos Bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Tijucal, Distrito Industrial, Nova Esperança, Jd Presidente, entre outros, sem acesso a uma agência bancária. A agência mais próxima para toda essa população passaria a ser a Agência do Coxipó, nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que já sofre com a superlotação, não comportando os clientes daquela região.

Segundo o vice-presidente do SEEB-MT e funcionário do  Alex Rodrigues,  "O papel do Banco do Brasil é atender o interesse coletivo da sociedade. Agora, quer seguir a lógica mercadológica, ditadas pelos bancos privados, e esquece o seu papel constitucional, virando as costas para o povo”, disse, explicando que o banco iniciou um processo de esvaziamento dessa agência desde o ano passado, transferindo as contas de empresas e de clientes mais rentáveis para outra agências e deixando ali mais para atender assalariados, pensionistas e aposentados. “Agora, quer fechar a agência, demonstrando que não tem interesse em atender a população de baixa renda”, critica.

Dona Benedita R. De Araújo, agente comunitária de Saúde, 62 anos, reclamou que tem muita dificuldade para se deslocar até a agência do Coxipó. Ela disse que estava ali para poder assinar  o documento contra o fechamento da agência. E, ainda criticou que nesta agência é preciso contratar mais funcionários para atender a demanda e não fechar ao público. “O fechamento desta agência prejudica a população, os comerciantes, chacareiros e muitos trabalhadores que terão muita dificuldade para receber seus salários e benefícios”, frisou, ressaltando que todos deviam apoiar o movimento e participar do abaixo –assinado.  

O abaixo-assinado será entregue à Superintendência do Banco do Brasil em Mato Grosso, na próxima semana.  Em apenas dois dias, mais de quatro mil pessoas já assinaram o documento. 

Também participaram do ato o presidente da CUT/MT, João Luiz Dourado, os vereadores de Cuiabá e bancários, inclusive presidiram o Sindicato dos Bancários, Dilemário Alencar e Arilson Silva, além do vereador eleito, Orivaldo Julio Alves, comerciante e cliente do banco do Brasil há mais de 20 anos.  

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas