Notícias

home » notícias

7 de Outubro de 2015 às 16:23

Bancários em greve dizem não aos ‘sugadores’ e doam sangue a quem precisa


Brasília - Se for para doar o sangue, que seja, então, para quem realmente necessita e não para aqueles que exploram clientes e trabalhadores. Essa foi a intenção de dezenas de bancárias e bancários que doaram sangue ao Hemocentro de Brasília, na manhã desta quarta-feira (7).

Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato, diz que a ação, realizada no segundo dia de greve da categoria, é um movimento solidário em prol da vida e contra a proposta vergonhosa oferecida pela Fenaban, de reajuste de apenas 5,5%.

“Neste ano, queremos denunciar a postura sugadora dos banqueiros. Este ato é para mostrar, justamente, que não podemos nos solidarizar com quem explora os trabalhadores e a sociedade como um todo. Vamos doar sangue para quem precisa e não para quem explora”, enfatizou Eustáquio.

O ato faz parte da Campanha Nacional de 2015, que já paralisou milhares de agências em todo país e que tem como mote “Você no aperto e os bancos não param de ganhar. Sugadores”.

“Estamos firmes no nosso propósito de enfrentamento à exploração dos banqueiros que, há mais de 40 dias, insistem em negar todas as nossas reivindicações. A única alternativa que temos é intensificar nossas ações em prol de melhorias tanto para a classe trabalhadora quanto para a sociedade. Não iremos retroceder”, assegurou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

Mobilização solidária

“Sabemos da necessidade de se doar sangue. Assim, damos um exemplo de união para a população do DF e para os banqueiros que, simplesmente, se negam a nos dar o que é de direito. Estamos aqui valorizando a vida das pessoas, pois queremos ser valorizados como trabalhadores dignos que somos”, afirmou o funcionário da Caixa Rafael José de Resende.

Rodrigo Antônio Montezuma, bancário do BRB, reconheceu a importância dessas doações na vida de quem precisa. “A greve é um momento extremamente oportuno para um ato dessa natureza, em prol da sociedade. Com certeza, estamos ajudando a salvar muitas vidas.”

“O que é bom nisso tudo é que não estamos fazendo apenas uma greve, mas contribuindo para o bem de outras pessoas", ressaltou Maria Fernanda Santos Alves, bancária do BRB.

Kely Barbe, chefe do Núcleo de Capacitação de Doadores do Hemocentro, disse que este tipo de mobilização ajuda a disseminar a importância da cultura de doações. “Além de contribuir para a manutenção dos nossos estoques de sangue, o Sindicato está ajudando a atingir outros setores da sociedade. O ideal é que essas campanhas aconteçam de forma perene, permanentemente. Estamos de braços abertos para receber todos os tipos de sangue.”

Rosane Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas