Notícias

home » notícias

10 de Junho de 2016 às 06:00

Bancários DF aprovam propostas e elegem delegação para Congresso Nacional do BB e Caixa


Crédito: SEEB/BRASÍLIA

Bancários do BB aprovam propostas e elegem delegação do DF para o 27º Congresso Nacional

Brasília - Bancários do Banco do Brasil do Distrito Federal deram o pontapé inicial da Campanha Nacional 2016. Reunidos em assembleia na noite desta quarta-feira (8), na sede do Sindicato, os funcionários aprovaram as propostas específicas e elegeram 47 delegados e delegadas que representarão a base de Brasília no 27º Congresso Nacional dos Funcionários do BB.

O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, fez a abertura da assembleia, que se deu conjuntamente com bancários da Caixa, ressaltando a importância de unir forças “para a construção de uma Campanha Nacional sólida e que resulte em avanços para todos os trabalhadores, especialmente neste momento delicado que vive o país”.

No 27º Congresso Nacional, que será realizado entre os dias 17 e 19 de junho, em São Paulo, os trabalhadores irão discutir as propostas encaminhadas e, em conjunto com os trabalhadores da instituição de todo o Brasil, definirão a pauta específica que será entregue à direção do banco para a renovação do acordo aditivo à CCT.

“A defesa da democracia, da unificação dos bancários, das empresas públicas, da Previ e Cassi, além do combate à terceirização, são nossas pautas prioritárias. À luta, trabalhadores!”, convocou o diretor do Sindicato Rafael Zanon.

 

Eixos da campanha

Durante toda esta quarta (8), os delegados e delegadas sindicais do BB se reuniram no Sindicato para discutir as propostas de reivindicações da pauta específica. Confira os eixos de campanha, definidos pelos trabalhadores, que serão debatidos durante o 27º Congresso do funcionalismo:

- manutenção da Campanha Nacional Unificada em mobilização conjunta com outras categorias;
- defesa dos bancos públicos;
- luta contra a privatização;
- aumento real e valorização dos pisos salariais;
- combate ao desemprego, ao assédio moral e à terceirização;
- jornada de 6 horas;
- sustentabilidade da Cassi;
- defesa da Previ.

Todas as resoluções da assembleia serão divulgadas em breve pelo Sindicato, após a redação final do documento. 

 

Bancários pela democracia

No decorrer da assembleia, os bancários fizeram intervenções e reforçaram a importância da unidade da categoria na luta em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora.

Joanna Alves
Colaboração para o Seeb Brasília

 

Assembleia da Caixa elege delegação do DF para o 32º Conecef 

Brasília - O Sindicato deu a largada para a Campanha Nacional 2016, nesta quarta-feira (8), durante assembleia específica dos empregados da Caixa Econômica Federal, na sede da entidade. A reunião deliberativa aprovou as propostas de reivindicações e os nomes de 41 delegados e delegadas (32 da ativa e 9 aposentados) do Distrito Federal para o 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), que ocorre de 17 a 19 deste mês, em São Paulo. No encontro será definida a pauta final de reivindicações para a renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, fez a abertura da assembleia que ocorreu em conjunto com os bancários do BB, ressaltando a importância de unir forças para a construção de uma Campanha Nacional sólida e que resulte em avanços para todos os trabalhadores, especialmente neste momento delicado que vive o país. Os trabalhadores aprovaram mais uma vez a estratégia de luta unificada para a campanha deste ano. 

“A participação ativa e numerosa de empregados e empregadas da Caixa na assembleia e que se colocaram à disposição para participar do Conecef dá sinais de que podemos alcançar uma boa mobilização nesta campanha, que será crucial para o nosso futuro neste momento tão sensível em que o banco está sob ataque”, avaliou o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo.

Wandeir, que também representa a Federação Centro-Norte (Fetec-CUT/CN)  na Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE), que negocia com a empresa, esclareceu que a última rodada de negociações da mesa permanente do banco, no dia 2 deste mês, logo após a posse do novo presidente da instituição, não apresentou nenhum resultado. “Foi muito ruim porque a mesa negociou num clima de que não podia atender nada neste momento de incerteza”, disse ele.

 

Debates

Durante toda esta quarta-feira (8), os delegados sindicais da Caixa estiveram reunidos no Sindicato discutindo as propostas de reivindicações de Brasília, que serão agora encaminhadas para o Conecef após a aprovação pela assembleia. O Sindicato divulgará em breve todas as resoluções. 

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília



Notícias Relacionadas