Notícias

home » notícias

13 de Janeiro de 2021 às 09:05

Agência do Santander é fechada para desinfecção depois de mais um caso de Covid


Mais um caso de contaminação pelo Covid 19 foi confirmado na base do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região. A informação foi passada ao sindicato nesta segunda-feira (11) pela administração da agência.

Seguindo os protocolos sanitários a agência não abriu nesta terça-feira (12) e no período da tarde passará por desinfecção, assim como todos os demais funcionários já realizaram a testagem (exame) da Covid, com resultado negativo. Os terceirizados também passarão por testagem antes de retornarem ao trabalho.

Ainda de acordo com informações do banco, a pessoa contaminada está com sintomas leves e se recupera em casa, sem a necessidade de hospitalização.

A agência voltará a atender normalmente a partir desta quarta-feira (13)!

Bancário/a deve exigir emissão da CAT

Bancários e bancárias que contraírem a covid-19 devem solicitar imediatamente ao banco a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). A medida tem respaldo legal do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu, em decisão do dia 29/04, que a contaminação pela covid-19 pode ser considerada como doença ocupacional.

Clique aqui e veja também: Decisão do STF reconhece o Coronavírus como acidente de trabalho

A emissão da CAT resguarda os direitos trabalhistas e previdenciários do trabalhador. Tem direito à emissão da CAT aquele empregado que foi à unidade de trabalho ou realizou visita, mesmo que tenha sido apenas por um dia, e acabou sendo contaminado. Quem está exclusivamente em home office desde o início da pandemia e contraiu o vírus, não tem direito ao documento. Nesse caso, não é possível afirmar o nexo causal, que é ter ido ao local de trabalho.

Caso o banco se negue a emitir o documento, o bancário ou a bancária deve acionar o sindicato.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região


Notícias Relacionadas