Notícias

home » notícias

31 de Maio de 2016 às 12:23

Apoiada pela Fetec-CUT/CN, Chapa 3 eleita na Previ toma posse nesta quarta

Chapa encabeçada por Marcel Barros é integrada por dois diretores de sindicatos filiados à Federação: Rafael Zanon, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, e Rosalina Amorim, presidenta do SEEB/Pará


Crédito: Divulgação

Apoiada e integrada por representantes da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN), a Chapa 3 Previ Compromisso com Associados, encabeçada por Marcel Barros, atual diretor eleito de Seguridade, venceu a eleição para a renovação da direção da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, realizada entre os dias 13 e 27 de maio. Os eleitos tomam posse nesta quarta-feira 1º de junho.

Rafael Zanon, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e diretor do Sindicato de Brasília, foi eleito suplente do Conselho Deliberativo da Previ. Rosalina Amorim, presidenta do Sindicato do Pará, elegeu-se titular do Conselho Fiscal.

“Foi uma vitória importantíssima para todos os que defendem a gestão democrática e paritária, que tem garantido o poder de fiscalização dos associados. Nós, da Chapa 3, vamos lutar junto com os sindicatos e participantes de outros fundos para impedir a aprovação do projeto do senador Paulo Bauer, que impede a eleição para a diretoria e parte dos conselheiros dos fundos de pensão”, afirma Marcel Barros.

 

Proteger a Previ de ingerências políticas

Para Rafael Zanon, a gestão compartilhada da Previ, que o projeto do senador Bauer quer extinguir, foi uma das grandes conquistas do funcionalismo do BB na reforma estatutária de 1997. “Foi a participação dos representantes eleitos dos associados na Diretoria Executiva, no Conselho Deliberativo, no Conselho Fiscal e nos conselhos consultivos do Plano 1 e do Previ Futuro que trouxe transparência para a gestão do nosso fundo de pensão”, diz Zanon.

“A gestão compartilhada foi um divisor de águas na história da Previ e acabou com as falcatruas e com o uso político do fundo nos governos FHC, que chegou a decretar intervenção no fundo em 2002 para expropriar superávit. Garantir a transparência é fundamental neste momento em que um governo ilegítimo começa a reimplementar as políticas neoliberais do passado visando retirar direitos dos trabalhadores”, acrescenta Zanon, que foi conselheiro consultivo e deliberativo do Previ Futuro, em 2010/2012 e 2012/2016

 

É esta a Chapa 3 Compromisso com os Associados

Diretor de Seguridade
Marcel Barros

Conselho Deliberativo
Wagner Nascimento (titular)
Carlinhos Guimarães (titular)
Rafael Zanon (suplente)
Odali Dias Cardoso (suplente)

Conselho Fiscal
Rosalina Amorim (titular)
Fábio Ledo (suplente)

Conselho Consultivo do Plano de Benefícios 1
José Ulisses (titular)
Rita Mota (suplente)

Conselho Consultivo do Plano de Benefícios Previ Futuro
Deborah Negrão (titular)
Tânia Leyva (suplente)

 

Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas