Notícias

home » notícias

14 de Setembro de 2015 às 23:00

Encontro dos Bancários de Mato Grosso fortalece Campanha Nacional dos Bancários


Cuiabá MT - Bancários e bancárias de Cuiabá, Várzea Grande e do interior  marcaram o  Encontro organizado pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT), realizado neste dia 12 de setembro, como o Tema “Mobilizando para a Campanha Nacional 2015”.

De acordo com a secretaria de formação sindical e organização do ramo financeiro do SEEB/MT, Italina Facchini, o encontro teve como objetivo preparar as estratégias e reforçar a organização da categoria visando garantir as reivindicações da Campanha Nacional de 2015, além de realizar Ato Simbólico da posse dos delegados sindicais da Caixa e do Banco do Brasil.

Além de mais de 100 bancários e bancárias das agências de capital e de várias cidades do interior, o evento contou com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Roberto Von der Osten, que fez uma análise da conjuntura nacional e avaliou o andamento da negociação com a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN).

O presidente da Contraf-CUT fez um resgate histórico das conquistas dos bancários destacando vários aspectos do Acordo Coletivo de Trabalho (CCT), que hoje são apresentados pelos bancos como benefícios concedidos aos bancários, mas que na verdade são conquistas garantidas pelo movimento sindical. “Todas as nossas conquistas, os bancos assimilaram como benefícios. Direitos garantidos no Acordo Coletivo de Trabalho, após muita luta, grandes greves e principalmente pela organização e força da nossa categoria, que é uma das mais organizadas do país”, afirmou o Roberto Von der Osten, citando, por exemplo, a jornada de 6 horas, ticket alimentação, ticket refeição, bolsa educação, PLR (Participação dos Lucros e Resultados) entre outras conquistas da categoria.

Para o presidente do SEEB/MT, José Guerra, o evento foi importante para organizar a luta. “O evento neste momento é para fortalecer o movimento e principalmente mostrar que a categoria está organizada para fazer o enfrentamento necessário para garantir as nossas reivindicações”, avalia o presidente ressaltando que a greve não está descartada, pois na mesa de negociação a FENABAN está empurrando com a barriga e não tem apresentado avanços.

Nos debates a tônica das falas foram no sentido de intensificar a mobilização para fortalecer a Campanha Nacional e retomar a campanha contra a ameaça de abertura de capital da Caixa e de defender o papel social do banco, fundamental para o país.

Também participaram dos debates Sonia Rocha e Jair Gomes, representando a Direção a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (FETEC-CUT/CN), João Dourado, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT) e o Vereador de Cuiabá, Arilson Silva.

Delegados Sindicais

Outra parte do evento, o destaque foi por conta da posse simbólica dos/as delegados e delegadas sindicais eleitos para representar a Caixa e o Banco do Brasil. Os representantes de base foram escolhidos por meio de eleição direta que aconteceu entre os meses de junho e agosto. 

O processo eleitoral é uma conquista assegurada pela cláusula 37ª do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013.

Confira as fotos e o vídeo do evento no site do sindicato.

Fonte: SEEB/Mato Grosso 


Notícias Relacionadas