Notícias

home » notícias

29 de Maio de 2014 às 23:00

30/05/2014 - Encontro define minuta para a Campanha 2014 no Banpará


Encontro-reuniu-bancarios-da-capital-e-interior(Belém-PA) - No último sábado, 24 de maio, o Sindicato dos Bancários do Pará realizou em sua sede o 6º Encontro dos Bancários e Bancárias do Banpará, o qual contou com a participação do funcionalismo da região metropolitana e demais municípios paraenses que, mesmo sob forte chuva que caiu durante a manhã em Belém, se dispôs a debater e construir a minuta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras do banco para a Campanha Nacional 2014.

mesa-de-aberturaA mesa de abertura do evento contou com as presenças da presidenta do Sindicato Rosalina Amorim, do presidente da CUT Pará Martinho Sousa, do secretário de relações do trabalho da CONTRAF-CUT Adílson Barros, da diretora da FETEC Centro Norte e funcionária do Banpará Vera Paoloni e do técnico do DIEESE Pará Everson Costa. Todos reforçaram a importância de unidade da categoria e engajamento nas ações políticas da Campanha Nacional para garantia de novas conquistas.

Publico-atento-aos-debatesApós a abertura e aprovação do regimento interno do Encontro, foi realizada uma mesa de conjuntura com as explanações do membro da REDEBAN do DIEESE do Rio de Janeiro Fernando Benfica, que abordou a realidade do Banpará a partir do último balanço financeiro do banco; do deputado estadual Edilson Moura (PT), que fez uma análise de conjuntura política estadual a partir do cenário eleitoral e seus desdobramentos junto ao Banpará; e da diretora da FETEC-CN Vera Paoloni, que ressaltou a necessidade de o funcionalismo seguir na luta pelo fortalecimento do banco e de seu caráter público e estadual, e sugeriu a formação de uma comissão responsável por redigir uma carta de princípios em prol desse fortalecimento do Banco do Estado, e que estes sejam compromissos de gestão dos candidatos ao governo do estado do Pará nas próximas eleições.

Minuta-2014-aprovadaApós o debate conjuntural os participantes focaram nas discussões sobre a minuta específica do funcionalismo do Banco do Estado, onde a minuta 2013 foi referendada com diversos adendos de reivindicações para a Campanha Nacional 2014.

Rosalina-Amorim-em-considerações-finais-ao-eventoAo final, foi eleita uma comissão responsável por redigir uma carta a ser entregue aos candidatos ao governo do estado do Pará, onde a categoria bancária propõe ações políticas para o fortalecimento do Banpará enquanto banco público e estadual.

“O Banpará é um dos últimos bancos estaduais que sobreviveu às privatizações da era Fernando Henrique Cardoso, graças a luta política da categoria bancária pela manutenção dessa instituição e de seu caráter público e estadual. Por isso, o sexto encontro dos bancários e bancárias do Banpará ratificou o compromisso de luta da nossa categoria pelo fortalecimento do Banpará, com a devida valorização do seu funcionalismo e com a facilitação de acesso ao crédito para a população paraense, como forma de desenvolver a economia, a educação, a cultura e outras frentes sociais em nosso estado. É com esse espírito que o funcionalismo do banco irá para a Campanha Nacional 2014”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.


Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas