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27 de Maio de 2014 às 23:20

28/05/2014 - Seeb/Brasᆳlia produz cartilha para alertar clientes sobre ‘truques’ dos bancos


 

(Brasilia) - O Sindicato dos Bancários de Brasília produziu uma cartilha com informações básicas sobre os ‘truques’ adotados por alguns bancos para turbinar seus lucros. O objetivo é chamar atenção dos clientes, e também dos bancários e bancárias, responsabilizados, muitas vezes, por atrasos ou ineficiências de serviços ocasionados por demissões e rotatividade capitaneados pelos próprios bancos. 

Intitulada ‘Você Sabia?’, a cartilha expõe algumas das determinações, afirmadas por lei, que devem ser lembradas. 

Segurança

Um problema constantemente apontado pelos funcionários é a falta de segurança. É dever das instituições adotar estratégias básicas para proteção do estabelecimento e de seus frequentadores, investindo em equipamentos e na manutenção destes.

Experiências de retirada de portas giratórias em algumas agências comprovaram a necessidade da utilização dos equipamentos como instrumentos que garantem a segurança. Dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) mostram uma redução no índice de roubos nos estabelecimentos que instalaram as portas giratórias.

Alguns bancos estão descumprindo a Lei 5.086/2013, que obriga os bancos a instalarem os chamados biombos: estruturas de bloqueio à visão externa. O suporte contribui com a privacidade do cliente e evita que bandidos observem a retirada de dinheiro de caixas eletrônicos. A lei prevê multa diária no valor de R$ 500 a quem desrespeitá-la. 

Outras leis

Há na cartilha o esclarecimento sobre as tarifas bancárias. Ela explica que novas tarifas não podem ser cobradas ou criadas sem aprovação do Banco Central, e que deve estar explicitada para o consumidor a relação de serviços sobre os quais são cobradas essas taxas, contendo também seus respectivos valores.

A lei das filas determina que o tempo razoável de espera em filas é de 20 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de maior movimento. A falta de funcionários provoca aborrecimento e frustração a quem aguarda atendimento por muito tempo.

O conteúdo ressalta que a conta-salário, relativa à isenção de tarifas, permite que somente as empresas façam lançamento de créditos nesta opção de conta, sendo proibido crédito de qualquer outra origem.

Reclame e registre 

O Sindicato orienta os clientes e usuários a procurarem o banco e registrarem suas reclamações. Essa atitude é fundamental para a exigência dos direitos e fiscalização por parte do órgão responsável (Banco Central do Brasil), e facilita, inclusive, a cobrança do Sindicato por melhorias.

Confira aqui para ver a íntegra da cartilha.

 

 


Naiara Marques
Do Seeb Brasília

 


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