Notícias

home » notícias

26 de Maio de 2014 às 10:12

26/05/2014 - Pesquisa sobre corte de 2.567 empregos pelos bancos repercute no país


(São Paulo) - Os dados da Pesquisa de Emprego Bancário (PEB) divulgada na última quinta-feira (22) pela Contraf-CUT, em parceria com o Dieese, repercutiram em todo o país. Houve notícias em jornais, sites e blogs, bem como em veículos de comunicação de entidades sindicais.

O sistema financeiro fechou 2.567 postos de trabalho de janeiro a abril de 2014. Enquanto os bancos privados e o Banco do Brasil cortaram postos de trabalho, a Caixa Econômica Federal abriu 1.256 vagas no mesmo período, o que evitou um resultado ainda pior para o nível de emprego no setor.

A redução de empregos nos bancos contraria o movimento da economia brasileira, que gerou 458.145 novos empregos formais nos primeiro quadrimestre do ano. 

Clique aqui para acessar as tabelas e gráficos da pesquisa.

Conforme o estudo, além da diminuição de vagas, a rotatividade permaneceu alta no período. Os bancos brasileiros contrataram 11.080 funcionários e desligaram 13.647.

Um total de 15 estados apresentaram saldos negativos de emprego. Os maiores cortes ocorreram em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 1.301, 381, 362 e 251 cortes, respectivamente. O estado com maior saldo positivo foi o Pará, com geração de 128 novos postos.

"Apesar dos lucros bilionários, os bancos brasileiros, especialmente os privados, seguem fechando postos de trabalho em 2014, a exemplo dos últimos meses de 2013, o que é injustificável. No ano passado, os seis maiores bancos (BB, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Santander e HSBC) lucraram R$ 56,7 bilhões", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

Para ele, "banco que não cria empregos anda na contramão da economia do país, prejudica os bancários, piora o atendimento dos clientes e da população e não contribui para o crescimento com distribuição de renda".

Confira algumas notícias publicadas:

Agência Brasil

Cut.org

MSN

Exame

Valor Econômico

Estado de Minas

Capital Teresina

Investimentos e Notícias

DCI

Terra

Bol

Brasil 247

IG

Primeira Edição - Maceió

Brasil Econômico

Notícia na Hora - RO

Jornal do Brasil

SBN

Diário de Pernambuco

O Estado do Ceará 

Jornal do Comércio - RS

Uol

Bahia Toda Hora

O Povo- CE

A Gazeta - MT

Fonte: Contraf-CUT

Notícias Relacionadas