Notícias

home » notícias

26 de Maio de 2014 às 16:41

26/05/2014 - Campanha Nacional 2014 é tema de reunião do Seeb/Brasília com bancários


(Brasília) - Os bancários e bancárias que trabalham nas agências do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) se reuniram, na quinta-feira (22), com os diretores do Sindicato para discutir estratégias de mobilização para a Campanha Nacional 2014.

Os trabalhadores também debateram com os diretores do Sindicato as propostas que serão encaminhas ao 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) e ao 25º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, que serão realizados dias 6, 7 e 8 de junho, em São Paulo.

Durante a reunião, o Sindicato também discutiu assuntos relativos à saúde dos bancários. Na ocasião, os dirigentes citaram ainda a pesquisa realizada pelo Sindicato para fazer um levantamento sobre os riscos psicossociais relacionados ao trabalho bancário, de maneira a subsidiar a elaboração de políticas de prevenção em saúde e a formulação de propostas para a negociação coletiva com os bancos. 

A pesquisa vai mapear as condições de saúde dos trabalhadores, apontando quais e onde estão os maiores problemas. Com as informações em mãos, o Sindicato vai potencializar a luta para prevenção e combate dos problemas.

Bancários apoiam Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ

Os diretores do Sindicato também pediram votos para a Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ. “A Chapa 4 Unidade e Segurança na Previ tem a composição equilibrada com candidatos ativos e aposentados, mulheres e homens, para defender os interesses dos participantes”, destacou Kleytton Morais, candidato do Conselho Consultivo do Previ Futuro e bancário do BB.

“Passamos por um momento de transição e renovação com a chegada de novos bancários no quadro. Nossa chapa tem esse equilíbrio entre bancários mais experientes e também os da nova safra. Temos que participar da gestão e trabalhar com compromisso e responsabilidade para avançar e fortalecer a Previ”, afirmou.

Bancários devem cumprir os normativos internos

Os dirigentes sindicais alertaram sobre a importância do cumprimento dos normativos internos e da legislação por parte dos funcionários do BB. O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, e o diretor do Sindicato Jeferson Meira, ambos bancários do BB, instruíram os bancários sobre como proceder diante de alguns problemas recorrentes.

“A orientação do Sindicato é que não haja compartilhamento de senhas. A prática, que estava se tornando comum em algumas agências, prejudica os empregados e gera demissões. O bancário também não deve transportar numerários por conta própria. Essa ação deve ser realizada exclusivamente por empresas especializadas em transporte de valores. Do contrário, coloca o trabalhador em risco”, afirmou Eduardo Araújo.

Também não é permitida a realização de vendas casadas, e toda venda efetuada deve contar com a autorização do cliente. Fraudes no sistema GAT e aumento de limites fora dos parâmetros estabelecidos são proibidos. "O banco é também responsável por esses problemas, já que fecha os olhos para as péssimas condições de trabalho, cobra metas abusivas e não combate com eficácia o assédio moral", aponta Jeferson Meira.

O Sindicato conta com equipe especializada para auxiliar em casos de pedidos de informação.

Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação

Notícias Relacionadas