Notícias

home » notícias

25 de Setembro de 2013 às 15:09

25/09/2013 - Seeb/Brasília cobra da Caixa suspensão imediata do PSI durante a greve


(Brasília) - Mesmo com os bancários em greve, a Caixa segue realizando processos seletivos internos (PSI), o que, para o Sindicato dos Bancários de Brasília, demonstra uma postura antissindical e de retaliação com os empregados que participam do movimento. Diante disso, o Sindicato enviou ofício, nesta terça-feira (24), ao presidente da Caixa, cobrando a suspensão imediata dos PSIs e o cancelamento, também imediato, daqueles que ocorreram até agora, durante o movimento paredista.


A realização de PSIs durante a greve impede que os processos de concorrência se pautem por critérios como a igualdade de oportunidades. Além disso, demonstra uma tentativa da empresa de desmobilizar os trabalhadores.  

“É uma atitude antissindical por parte da Caixa o prosseguimento dos PSIs porque fere a universalidade na concorrência nas seleções. A greve é um direito constitucional e todos os empregados devem ter condições de igualdade nas concorrências. Esperamos que a empresa reveja a situação para que ninguém seja prejudicado”, afirma Fabiana Uehara, diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

O Sindicato ressalta ainda que a lei nº 7.783/89, conhecida como Lei de Greve, assegura o direito de paralisação dos trabalhadores. No parágrafo segundo do seu artigo sexto, a lei diz: “É vedado às empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho”.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas