Notícias

home » notícias

24 de Setembro de 2013 às 20:29

24/09/2013 - Adesão à greve cresce no DF; forte chuva obriga adiamento de passeata


1275008 751527048203914 389107350 o

(Brasília) - Deflagrada na quarta-feira (18), a greve dos bancários em Brasília cresceu consideravelmente nesta terça-feira (24), sexto dia do movimento nacional. No Distrito Federal, a paralisação também atingiu as agências bancárias da região administrativa do Lago Sul e os centros administrativos do Banco do Brasil, localizados na Asa Sul.

Crescente, a greve nacional dos bancários foi ampliada nesta terça, com o fechamento de 9.665 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em todo o território nacional.

Neste ano, a categoria luta por aumento real de salário, valorização do piso, mais contratações e fim da rotatividade, melhores condições de trabalho, mais segurança e igualdade de oportunidades.

“O silêncio dos bancos não vai desmotivar nosso movimento, que é legítimo e luta por melhorias de toda a população. Pelo contrário, vamos transformar a indiferença e desprezo das instituições financeiras em protestos, agências fechadas, cartazes e comitês de esclarecimento em cada local de trabalho. Contamos com a ajuda de todos os bancários e bancárias para intensificar nosso movimento em todas as dependências. Vem para luta, colega”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, que representa os trabalhadores de Brasília no Comando Nacional dos Bancários.

Chuva obriga adiamento de passeata

chuva-25-09-2013

Em virtude da forte chuva que provocou estragos e alagamentos em Brasília, os bancários e bancárias de Brasília que compareceram ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão na tarde desta terça (24) decidiram adiar para esta quarta (25) a passeata.

A concentração do ato, que será realizado em conjunto com os trabalhadores dos Correios, também em greve, será às 16h desta quarta (25). A passeata vai sair do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em direção à Rodoviária do Plano Piloto, onde ocorrerá uma panfletagem sobre a greve.   

Quem faz a greve é o conjunto da categoria

Instrumentos essenciais para o fortalecimento da greve, os comitês de esclarecimento continuam funcionando a todo vapor no Distrito Federal. Formado por dirigentes sindicais e bancários da base, os comitês serão fortalecidos em todas as regiões. 

Dentro da estratégia para ampliar a mobilização em todo o DF, os bancários realizaram, nesta terça, manifestações na região administrativa do Lago Sul e no Plano Piloto. Os atos receberam manifestações de apoio da população.

“A greve não é de um, e sim de todos, uma vez que os avanços e os benefícios também serão para todos. Por isso, convidamos os bancários e bancárias que ainda não aderiram ao nosso movimento. É hora de unirmos forças para intensificar a luta da nossa Campanha Nacional 2013”, afirmou Fabiana Uehara, diretora do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas