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23 de Maio de 2014 às 14:58

23/05/2014 - Clientes de Rondônia assinam cartas ao Santander pelo fim das demissões


Crédito: Seeb Rondônia
Seeb RondôniaJornada nacional de luta ganha apoio da clientela

O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) percorreu, na manhã de quarta-feira, dia 21, as três agências do Santander no Estado, todas elas localizadas no Centro de Porto Velho, para recolher assinaturas de clientes, usuários e funcionários para um abaixo-assinado que será encaminhado à direção nacional do banco no país, na próxima terça-feira, dia 27, num ato público em São Paulo, exigindo o fim da onda de demissões que impera no Brasil.

O ato, que faz parte da Jornada Nacional de Lutas dos Trabalhadores do Santander, também reclama a contratação de mais funcionários e a redução das tarifas cobradas dos clientes.

No ano passado, os correntistas do banco espanhol desembolsaram R$ 9,8 bilhões somente com o pagamento de tarifas. Com este valor seria possível contratar cerca de 25 mil novos bancários. O banco, no entanto, andou na contramão e demitiu 4.833 funcionários.

Os cortes de postos de trabalho ocorreram no mesmo período em que o Santander ganhou milhões de novos correntistas, passando de 27,3 milhões no primeiro trimestre de 2013 para 30 milhões nos primeiros três meses deste ano - salto de 10%. O número de contas correntes por bancário, que era de 520, passou para 617 no período.

"É um legítimo contrassenso o banco demitir milhares de pessoas em todo o país exatamente quando ele (o banco) teve um aumento considerável no número de clientes. Com essas demissões e, consequentemente, com a não contratação de mão de obra para ocupar as vagas deixadas por estes desligados, os funcionários que continuam nas agências têm sua carga de trabalho sobrecarregada e, aliada à pressão pelo cumprimento de metas desumanas, estes funcionários acabam adoecendo, sem mencionar que o atendimento ao público, que já é precário, fica ainda pior", avalia Clemilson Farias, diretor de imprensa do Sindicato e funcionário do Santander, que acrescenta: "Não é à toa que o Santander lidera as reclamações do Banco Central há quase um ano ininterruptamente".

Durante o ato, além da leitura de manifesto nas agências, foram distribuídas cartas-manifesto aos clientes, que apoiam a luta assinando pedido de mais contratações. Os sindicalistas também apresentaram ao público um cheque 'simbólico' de um executivo do banco, que ganha 147 vezes mais que um escriturário.

Fonte: Seeb Rondônia

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