Notícias

home » notícias

16 de Abril de 2014 às 16:35

16/04/2014 - Seeb/Pará fortalece a luta pelo Plebiscito Constituinte


Formação-de-Formadores-sobre-Plebiscito-Constituinte-2

(Belém-PA) - Nos últimos dias 11, 12 e 13 de abril o Comitê Estadual em defesa do Plebiscito Popular por uma Constituinte exclusiva e soberana do Sistema Polᆳtico brasileiro realizou na sede do Sindicato dos Bancários do Pará, em Belém, um curso de formação de formadores. A atividade foi direcionada a militantes de organizações políticas, movimentos sociais, sindicalista e todos/as que querem ser um multiplicador/a da construção do plebiscito popular no estado do Pará.

Os bancários foram representados pelos dirigentes sindicais Gilmar Santos, Tatiana Oliveira, Odinéa Gonçalves, Sérgio Trindade, Heládia Carvalho, Manoel Gomes e Vera Paoloni. Ao todo, cerca de 100 militantes de 27 entidades participaram da formação.

A proposta de construção do plebiscito para debater o sistema político é um dos resultados das manifestações de junho e julho do ano passado, que sacudiram o Brasil, a partir da luta pela redução das tarifas de ônibus, na capital paulista.


“O tema do Plebiscito apresenta questões relacionadas ao sistema político, como o financiamento público de campanhas, a subrepresentação das mulheres, indígenas e negros no parlamento e a importância do fortalecimento de mecanismos de democracia que permitam ao povo participar das decisões políticas de forma efetiva”, explica a diretora de comunicação do Sindicato dos Bancários e militante da Marcha Mundial das Mulheres, Tatiana Oliveira.

“A discussão que os movimentos sociais apresentam através da proposta de Plebiscito Constituinte está para muito além do âmbito eleitoral. Queremos através dessa mobilização, que esperamos ser maior que o Plebiscito contra a ALCA em 2002, discutir um projeto de transformação da sociedade e do sistema político nacional, pois o que temos hoje é um modelo elitista, capitalista, patriarcal e racista – que é contra o que lutamos”, destaca o diretor de saúde do Sindicato dos Bancários, Gilmar Santos.

Plenária Metropolitana em maio

Um dos encaminhamentos da atividade de formação será a realização no dia 8 de maio, também na sede do Sindicato dos Bancários do Pará, de uma Plenária Metropolitana do Plebiscito Constituinte.

“Essa será uma forma de ampliarmos as discussões com a sociedade paraense sobre a necessidade de realizarmos o Plebiscito Popular pela Constituinte do Sistema Político brasileiro. O curso de formação de formadores foi muito produtivo e esperamos que a Plenária Metropolitana amplie ainda o nosso movimento aqui no Pará”, afirma o diretor da Fetec-CN, Manoel Gomes.

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas