Notícias

home » notícias

16 de Abril de 2014 às 17:47

16/04/2014 - Agências do Itaú param por falta de segurança e contra demissões na grande Cuiabá


Crédito: Seeb/MT
itau
 
Por Marcela Brito - SEEB-MT

(Cuiabá-MT) - Em protesto contra as demissões no Itaú e a falta de segurança nas agências, bancários e Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) paralisaram as atividades de quatro agências da grande Cuiabá durante toda quarta-feira (16). O dia de luta foi realizado nas agências Barão de Melgaço e Carmindo de Campos (em Cuiabá), e Couto Magalhães e Cristo Rei (em Várzea Grande).

Com faixas, entrega de carta aberta e diálogo com a população, os bancários reforçaram a luta da categoria por valorização e respeito. Para se ter uma ideia, o Itaú lucrou R$ 15,8 bilhões em 2013 ao mesmo tempo em que demitiu 2.734 funcionários no mesmo ano. Esta atitude arbitrária reflete no ambiente de trabalho onde bancários sofrem com a sobrecarga de trabalho e a insegurança de perder o emprego.

De acordo com o diretor do SEEB-MT e funcionário do Itaú, Natercio Brito, o banco vem praticando a discriminação com os clientes ao se negar em receber faturas, mesmo no prazo de pagamento. Segundo ele, o banco só prioriza os lucros ao demitir trabalhadores e deixar o quadro de funcionários defasado e com sobrecarga de serviço.

“Nosso dia de luta foi realizado tanto aqui no Estado quanto em mais sete da região Centro Norte. É uma vergonha o Itaú não valorizar os trabalhadores, não investir em mais segurança nas agências e praticar as demissões imotivadas. Temos agências sem porta giratória, bancos com poucos funcionários, entre outros problemas”, diz Natércio Brito. 



Notícias Relacionadas