Notícias

home » notícias

15 de Maio de 2014 às 08:40

15/05/2014 - Clínica Saúde, uma parceria de sucesso entre BRB Clube e Saúde BRB


(Brasília) - Na segunda feira (5), se concretizou um empreendimento que demonstra a importância da parceria entre o BRB Clube e a Saúde BRB: a inauguração da Clínica Saúde BRB.

Concebida pelo BRB Clube, uma instituição dos funcionários ativos e aposentados do BRB, dando sequência a uma ideia do ex-superintendente da Saúde BRB Vanderley Barbosa, ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília e atual diretor de empréstimos e financiamentos do BRB, e encaminhada pela Saúde BRB,com total empenho do atual superintende Lincoln Rodrigues, também ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília, esta clínica vem se somar ao esforço destes trabalhadores na busca de um instrumento que privilegie a prevenção e promoção da saúde, ao contrário da visão equivocada do sistema que investe pesadamente no tratamento da doença quando instalada.

Ocupando um conjunto de oito salas no Edifício Athenas, cedidas pelo BRB Clube, e reformadas com recursos da Saúde BRB, a clínica vem ao encontro de uma visão proativa de saúde, onde o que mais importa é a promoção da saúde. A clínica procura atender aos associados e dependentes de forma preventiva, na atenção primária, como mecanismo de evitar o adoecimento. Agindo assim, a Saúde BRB busca uma forma eficaz de uso de seus recursos, uma vez que a prevenção é sabidamente mais barata que o tratamento da doença instalada.

A parceria do BRB Clube com a Saúde BRB data de muito tempo. Porém, se aperfeiçoou com o passar dos anos. Atualmente, o BRB Clube responde por 25% das despesas operacionais da Saúde BRB, contribuindo sobremaneira pela manutenção deste importante benefício, certamente o mais importante para o conjunto dos servidores do BRB, tanto ativos quanto aposentados.

A um custo aproximado de R$ 2,7 milhões, as salas e as vagas de garagem que compõem a clínica foram adquiridas pelo BRB Clube no intuito de fornecê-las para a Saúde BRB, visando exatamente à instalação da clínica.

É importante ressaltar a importância dos parceiros BRB Clube e Saúde BRB, e dos funcionários e dirigentes destas instituições que tanto trabalharam para a viabilização deste importantíssimo empreendimento.

O BRB, enquanto principal patrocinador da Saúde BRB, embora não tenha entrado com nenhuma contribuição para a consecução da clínica, caberia uma postura de auxiliar a construir junto à Corretora de Seguros BRB uma solução para a demanda do BRB Clube sobre a elevação da taxa de estipulação do seguro prestamista, principal fonte dos recursos que são repassados mensalmente pelo BRB Clube à Saúde BRB na contribuição para pagamento das despesas assistenciais desta.

“Aliás, o banco, para cumprir o que se alardeia de que contribui com 50% das despesas da Saúde BRB, deveria agir seriamente na busca de soluções de alocação de mais recursos para a Saúde BRB, uma vez que hoje, considerando o que o Clube (propriedade dos funcionários) repassa, mais a coparticipação e contribuição associativa dos funcionários associados, este percentual está longe de corresponder com a realidade”, afirmou o diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) André Nepomuceno, que também é bancário do BRB.

Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação

Notícias Relacionadas