Notícias

home » notícias

12 de Maio de 2014 às 13:40

12/05/2014 - Dieese realiza a IX Jornada Nacional de Debates em Cuiabá-MT


(Cuiabá-MT) - O Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a Central Única dos Trabalhadores (CUT/MT) e demais Centrais Sindicais realizam a IX Jornada Nacional de Debates em Cuiabá, no dia 13 de maio, às 9h, no auditório do Sindicato dos Bancários MT, com o tema: Desafios e perspectivas das negociações em 2014.

O evento, promovido entre abril e maio em todas as capitais, tem como objetivo discutir com os representantes das entidades sindicais os “Desafios e perspectivas das negociações coletivas em 2014”.

Nesta edição, estão sendo apresentados os desafios e as perspectivas das negociações em 2014. O objetivo é subsidiar os dirigentes para as campanhas salariais.

A atividade teve início em 24 de abril, em 16 capitais (Salvador; Fortaleza; Brasília; Vitória; Goiânia; Campo Grande; Belo Horizonte; Belém; João Pessoa; Curitiba; Recife; Natal; Porto Alegre; Florianópolis; São Paulo; e Aracaju).

Outras edições
A Jornada Nacional de Debates começou em 2008. A primeira edição reuniu cerca de 1.200 dirigentes para discutir a inflação e as campanhas salariais. No ano seguinte, foram realizadas duas Jornadas sobre negociação coletiva em contexto de crise, com aproximadamente 2.700 participantes. A recuperação salarial e a redução da jornada de trabalho foram tema da edição de 2010, que contou com 1.350 inscritos.

Em 2011, foram promovidas outras duas edições da Jornada. No primeiro semestre foi abordada a negociação coletiva em cenário de crescimento econômico. O trabalho decente e a negociação coletiva nortearam os debates do segundo semestre. Em conjunto, as duas atividades reuniram mais de 2.600 participantes.

A rotatividade ganhou destaque nas discussões em 2012, quando cerca de 970 dirigentes debateram o tema e a negociação coletiva. No ano passado, as negociações coletivas dividiram espaço com temáticas relacionadas ao crescimento e aos salários.

No total, a Jornada já reuniu, entre 2008 e 2013, cerca de 9.800 dirigentes sindicais para debater conjuntura nacional e questões regionais.

Fonte: CUT/MT - Silvia Marques

Notícias Relacionadas