Notícias

home » notícias

10 de Agosto de 2015 às 14:18

10/08/2015 - Bancários de Mato Grosso aprovam reivindicações Campanha Nacional 2015


Cuiabá MT - Os bancários de Mato Grosso aprovaram, por unanimidade, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015, construída durante a 17ª Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo, entre os dias 31 de julho e 02 de agosto. A assembleia foi realizada na sexta-feira (07/08), no auditório do Sindicato.

A categoria também autorizou a direção do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) entidade para realizar negociações coletivas, celebrar Convenção Coletiva de Trabalho e acordos coletivos aditivos, bem como convenção/acordos de PLR.

A Assembleia foi conduzida pelo presidente do SEEB/MT, José Guerra, e contou com a participação do presidente do Sindicato de Brasília e funcionário do BB, Eduardo Araújo de Souza, como convidado que colaborou com a análise do cenário político e econômico brasileiro.

Para o bancário do BB/DF, “mesmo neste cenário de crise econômica, com rebaixamento do Produto Interno Bruto (PIB) e aumento dos índices de inflação os bancos tiveram aumento dos lucros. E, mesmo com essa lucratividade, os banqueiros adotaram uma postura de também colocar as suas pautas na mesa de negociação, como por exemplo, os problemas com as licenças de saúde, o aumento de jornada de trabalho, trabalho aos sábados e domingos. Portanto, essa Campanha Nacional não será difícil e ainda tem mais um grande problema: a compra do HSBC pelo Bradesco, pois o Bradesco, é o banco privado que paga a menor PLR”, aponta Araújo destacando que é preciso conduzir esta campanha nacional de forma pragmática para garantir avanços.

De acordo com o presidente do Sindicato, José Guerra, “vamos para as mesas de negociação conscientes de que os banqueiros não têm do que reclamar e que têm condições de atender todas as nossas reivindicações”, avalia, ressaltando que o resultado da nossa campanha nacional irá depender muito da força e determinação da categoria.

Reivindicações

A Minuta de Reivindicações da categoria deste ano é composta por 129 cláusulas que tratam sobre remuneração, emprego, igualdade de oportunidades, saúde e condições de trabalho, liberdade sindical, segurança, entre outros pontos.

Entre as principais demandas estão o reajuste salarial de 16%, valorização do piso com a elevação para o valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3299,66 em junho), PLR de três salários + R$ 7.246,82, defesa do emprego, combate às metas abusivas, combate ao assédio moral e fim da terceirização.

A pauta de reivindicações da categoria será entregue à Fenaban, em São Paulo, na próxima terça-feira, dia 11 de agosto.

Fonte: SEEB/Mato Grosso - Da redação 


Notícias Relacionadas