Notícias

home » notícias

5 de Janeiro de 2015 às 07:47

05/01/2015 - Erika Kokay repudia abertura do capital e defende Caixa 100% pública


Crédito: Fenae
Deputada federal divulga Nota de Repúdio e reforça luta dos bancários

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) divulgou nesta terça-feira (23) uma Nota de Repúdio à abertura do capital da Caixa Econômica Federal. No texto, a parlamentar atesta que a medida "representa o resgate de propostas, já derrotadas em um passado recente, de enfraquecimento da Caixa, que teria como consequência previsível, em um futuro próximo, a transferência para bancos privados de suas operações lucrativas".

Kokay lembra ainda que, durante a última campanha eleitoral, Dilma Rousseff assumiu publicamente o compromisso com o fortalecimento dos bancos públicos. "Nessa perspectiva, espero que a presidenta Dilma não aceite qualquer medida que vise o enfraquecimento da Caixa, que precisa continuar como um banco 100% público, comprometido integralmente com a execução das políticas sociais de interesse da população brasileira", afirma.

Leia a íntegra da Nota de Repúdio da deputada.

NÃO À ABERTURA DO CAPITAL DA CAIXA

A imprensa vem noticiando que a nova equipe econômica pretende colocar à venda até 25% do capital da Caixa Econômica Federal. Tal medida teria o objetivo de levantar recursos financeiros para financiar políticas executadas pela Caixa.

Repudio com veemência qualquer medida nesse sentido, pois isso representa o resgate de propostas, já derrotadas em um passado recente, de enfraquecimento da Caixa Econômica, que teria como consequência previsível, em um futuro próximo, a transferência para bancos privados de suas operações lucrativas, sendo-lhe reservadas apenas a aquelas atividades que não dão retorno e não interessam à iniciativa privada.

É preciso lembrar que, durante a última campanha eleitoral, ao rebater declarações do porta-voz econômico de seu principal adversário, que dissera "não saber o que sobraria dos bancos públicos no futuro, mas que talvez não sobrasse muito", a presidenta Dilma Rousseff assumiu publicamente o compromisso com o fortalecimento dos bancos públicos.

Nessa perspectiva, espero que a presidenta Dilma não aceite qualquer medida que vise ao enfraquecimento da Caixa, que precisa continuar como um banco 100% público, comprometido integralmente com a execução das políticas sociais de interesse da população brasileira como o Minha Casa, Minha Vida entre muitos outros.

Deputada federal Erika Kokay (PT-DF)


Fonte: Contraf-CUTcom Fenae

Notícias Relacionadas