Notícias

home » notícias

5 de Janeiro de 2015 às 08:36

05/01/2015 - Após assinar acordos com BRB, SEEB/Brasília faz ato contra rebaixamentos


Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília e a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) assinaram, nesta segunda-feira (29), o Acordo Coletivo do BRB 2014/2015 e o Acordo aditivo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente ao primeiro semestre de 2015.

Na oportunidade, os representantes dos trabalhadores cobraram da diretoria do banco a reversão do rebaixamento de 12 bancários que buscaram na Justiça o pagamento das 7ª e 8ª horas trabalhadas indevidamente. A diretoria do BRB permaneceu em silêncio e se negou a dar explicações sobre a medida antidemocrática.

Em resposta à reivindicação do movimento sindical, o Conselho Diretor respondeu negativamente. O banco se limitou a dizer que os rebaixamentos foram uma decisão administrativa. Diante da postura intransigente, o Sindicato organizou um protesto no início da tarde desta segunda, em frente ao Edifício Brasília.

“Nosso total repúdio para essa postura arbitrária, desnecessária e absurda de retaliação aos funcionários que buscaram na Justiça seus direitos garantidos constitucionalmente. Foi o banco que fez vários trabalhadores ficarem além da jornada legal de 6 horas diárias e, por isso, eles têm o direito de receber as 7ª e 8ª horas”, afirmou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que também é bancário do BRB.  

A decisão dos rebaixamentos dos bancários foi tomada pelo Conselho Diretor do BRB – formado pelos funcionários Alair Vargas, presidente interino; Humberto Coelho, vice-presidente de Produtos, Novos Negócios e Tecnologia; e Sérgio Nazaré, vice-presidente de Finanças, Crédito, Relacionamento com os Investidores, Controle e Gestão de Pessoas e Administração e aposentado do Banco do Brasil). 

“Para nós, o ato do Conselho Diretor é uma perseguição aos trabalhadores para tentar intimidar os outros bancários. Os rebaixamentos em pleno mês de dezembro foram um triste presente de Natal que deixará marcas no coração dos funcionários”, destacou o diretor do Sindicato Ronaldo Lustosa, que também é bancário do BRB.

Sindicato lutará em todas as instâncias

Durante o protesto, os diretores do Sindicato deixaram bem claro para o Conselho Diretor do BRB que não deixarão passar em branco o rebaixamento dos bancários. 

Afirmaram ainda que buscarão todos os meios possíveis para a reversão da ‘benesse’. Se não houver sucesso nas negociações, o Sindicato acionará a Justiça para buscar a reversão da decisão, que mostra claramente uma retaliação e perseguição contra aqueles que entraram com ações judiciais.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas