Notícias

home » notícias

19 de Julho de 2017 às 11:37

União entre bancários e consumidores é essencial para conquistas de todos, afirma advogado


O advogado Gabriel Tomasete, em sua palestra sobre "Defesa do Consumidor" durante o 15º Encontro Estadual dos Bancários de Rondônia, destacou que a união de consumidores e os trabalhadores bancários é de extrema importância para fortalecer a busca por melhorias no atendimento, principalmente pela contratação de mais funcionários para atuar dentro das agências bancárias.

Tomasete, que é membro fundador da Rede Brasileira de Infância e Consumo, Conselheiro Estadual de Defesa do Consumidor (RO) e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB-RO), e sempre manteve a luta em defesa do consumidor por meio do diálogo com as instituições e com a sociedade, disse que tanto os consumidores quanto os bancários são vistos pelos banqueiros como "formiguinhas", que sozinhos não tem força, mas que unidos são muito mais fortes.

"Um exemplo que nossa luta em favor do consumidor é de interesse do bancário e pode ser usada pelos bancários em seu favor, é a Ação Civil Pública de 2005, ajuizada pela Associação Cidade Verde, que determina a contratação de mais funcionários para atendimento nas agências bancárias. Essa ação já transitou em julgado e está em fase de execução e é a primeira ação neste sentido no país. Já houve uma multa pesada por descumprimento, mas ela continua representando uma das possibilidades que podemos trabalhar, em conjunto, para fortalecer esta luta contra os bancos, que tem o objetivo de reduzir o número de funcionários e acabar com postos de trabalho. Com mais contratações teremos, consequentemente, melhor atendimento ao consumidor", acrescentou o advogado, que disse ainda que nessas ações judiciais sempre foram enfatizados os lucros sucessivos e gigantescos dos bancos, enquanto os consumidores continuam com um atendimento precário e os bancários sofrendo com a sobrecarga de trabalho com o quadro funcional insuficiente.

Gabriel Tomasete contou que, nos momentos da Campanha Nacional dos Bancários, que geralmente culminam com a greve, existe uma parcela considerável da população criticando os bancários pelas agências fechadas.

"É neste momento que expliquei aos consumidores que esta é a última forma encontrada pelos trabalhadores bancários em lutar pelas conquistas de sua categoria, entre elas, mais contratação de funcionários. E por isso eu, particularmente, acredito muito nessas lutas em conjunto entre os segmentos, neste caso, os trabalhadores bancários com os consumidores", destacou.

O advogado, que faz parte Escritório Fonseca & Assis Advogados Associados (que presta assessoria jurídica ao SEEB-RO) mencionou a criação de núcleos de atendimento aos clientes do Escritório, principalmente os bancários do interior, e o primeiro núcleo criado foi exatamente o de atendimento ao consumidor, já que os bancários também são consumidores de produtos e serviços.

Em resposta a questionamentos dos participantes do Encontro, Tomasete disse que é importante os clientes, juntamente com os bancários, por meio do Ministério Público Estadual e de outros órgãos fiscalizadores, se unam para combater a política do banco 'empurrar' os clientes para fora da agência ou para serviços alternativos, bem como de o bancário ser fator essencial para o sucesso dessa fiscalização, já que ele (bancário) tem sido obrigado a constranger os clientes, evitando que os mesmos entrem nas agências para a realização de serviços que não dão lucro aos bancos.

Fonte: SEEB-RO

Notícias Relacionadas