Artigos

home » Artigos

15 de Outubro de 2013 às 16:39

Uma luta a ser reconhecida


Por Janes Estigarribia
 
Quando as negociações trabalhistas chegam a um limite e uma greve é deflagrada, começa uma guerra de ideias, ideologia e a busca incessante pelo justo. O direito a reivindicação e a greve é algo que está garantido por lei, todo trabalhador tem o direito de lutar por melhores salários e condições de trabalho. No Brasil as greves nem sempre recebem apoio da população, elas acabam tendo uma visão deturpada, já que elas nem sempre pensam no coletivo e pensam somente em si.

A greve é nosso último recurso, porque sabemos que ela acaba atrapalhando a rotina das pessoas. Nos submetemos a esse recurso, porque nossos patrões, movidos pela ganância e interesses econômicos não atendem as nossas justas reivindicações, por isso quando uma categoria deflagra uma greve ela precisa contar com os apoio de todos os trabalhadores.

Quando tratamos da greve dos bancários é ainda uma incógnita, muitas das vezes é preciso que o Sindicato se submeta a força policial, ou ainda chegamos a cumulo de ter que enfrentar afronta das pessoas na porta das agências porque tentam de todas as inibir o direito de greve.

Isso não é boato é um fato que todos os anos ocorrem, e muitas vezes esse questão não é compreendida até mesmo pela Justiça do Trabalho que através de liminar tenta impedir que a categoria faça o piquete nas agencias.

Obstante a tudo isso vale o registro aos heroicos companheiros que bravamente levantam todos os dias durante a greve bem cedinho, saindo da rotina diária de um repouso mais tranquilo, almoçam em frente às agencias, e não se deixam esmorecer pelos obstáculos do dia-a-dia.

Quero aqui enaltecer o trabalho de cada diretor do sindicato, conselho fiscal, delegado sindical, e aos bancários que prontamente no ajudaram em mais essa Campanha Nacional, além da solidariedade recebida de outras categorias de trabalhadores e, da parceria, mais uma vez, com os companheiros vigilantes.

Alguns pontos negativos foram acumulados durante o transcorrer da greve, sabemos que ninguém é perfeito, falhas sempre ocorrem, mas graças a você, fizemos 22 ias de uma greve que se somou ao conjunto nacional e garantiu a todos (grevistas) ou furões de greves um aumento real. Não vamos olhar para aqueles que não lutaram e até criticaram, vamos nos espelhar naqueles que estiveram esses 22 dias na defesa do direito e da garantia de melhores condições para todos.

Parabéns, obrigado pela sua força e vamos manter essa unidade que vale mais que um dia, vale para toda a nossa existência enquanto categoria, afinal como diz o refrão do Hino Nacional: Verás que um filho teu não foge à luta, essa é nossa bandeira e o nosso orgulho de Bancário(a).


Janes Estigarribia – Presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região


Notícias Relacionadas