Notícias

home » notícias

9 de Outubro de 2017 às 17:13

Trabalhadores debatem reforma trabalhista em seminário promovido pelo Seeb-MT e pela Fetec-CUT/CN


Crédito: Fetec-CUT/CN

Cuiabá MT - Trabalhadores, Advogados, lideranças Sindicais, e Convidados participaram do Seminário Jurídico  que abordou o  tema “A Reforma Trabalhista – Impactos e Desafios  da Classe Trabalhadora”, promovido pelo  Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT),   pela  Federação dos  Trabalhadores do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e pela assessoria jurídica Alencar, Maehler e Bordon Advogados, nesta última sexta-feira (06.10),   no auditório do Sindicato, em Cuiabá.

Entre os convidados do Seminário, estiveram presentes o deputado estadual  Valdir Barranco, o deputado federal Ságuas Moraes , ambos do Partido dos Trabalhadores,  o ex-presidente da Seeb e vereador, Dilemário Alencar (Pros), o presidente da FETEC/CN Cleiton dos Santos,  o presidente da CUT/MT, João Dourado, Marcos Gatass representante da  OAB-MT, também,  os ex-presidentes do Seeb, Walfran Miguel dos Anjos e  Arilson da Silva, ex-vereador por Cuiabá.

A palestra foi ministrada pelo coordenador e advogado da empresa LBS Advogados, Paulo  Roberto Alves da Silva,  que destacou sobre  a gravidade da Lei 13.467/2017, aos participantes.

“A reforma trabalhista é uma agressão  aos direitos trabalhistas  e a discussão  com os bancários  contribui para que as pessoas conheçam  o teor  lesivo  das alterações  da legislação  trabalhista  e possam contrapor  de  uma maneira eficiente  a essas alterações", disse o palestrante.

"As entidades sindicais tem  luta infinita e vão  conseguir  com certeza  resistir  e se manter,  um sindicato forte e atuante, pois é uma realidade em ser buscada  desse  novo contexto. Mas o ataque é muito violento  e é  preciso dizer isso com todas as letras.  O projeto do governo Temer  vai  contra a classe trabalhadora e é  explícita  de  empobreciemento. O seu objetivo é reduzir custo da produção e pagar menos salários e benefícios  ter menos direitos. Não é outra coisa", pontuou, ao exemplificar  a aprovação da Lei de terceirização.

Segundo o palestrante,  o debate  é  longo   por se tratar  da vários itens da Lei,  que  agride  a classe  trabalhadora como a dos bancários.

Finalizando sua fala, parabenizou a Fetec/CN  e o  Seeb/MT por  essa iniciativa. “Isso é fundamental, pois  nós temos que dialogar,  trocar ideias  e experiências com toda as categorias. Nós vamos à luta  e temos condições de  derrotar  essa reforma".

Presidente do Seeb-MT, Clodoaldo Barbosa, ao parabenizar  a parceria da FETEC/CN  ao presidente Cleiton dos Santos,  destacou a importância de debater  o tema  aos participantes.

“É importante que o trabalhador tenha conhecimento dessa reforma trabalhista, que na verdade é uma contra reforma, que  visa  destruir tudo aquilo que conseguimos conquistar durante muitas décadas. Nós trabalhadores precisamos ponderar  e conhecer  esse  projeto de reforma, que  foi aprovado por esse governo federal ilegítimo, principalmente,  porque somos as principais vítimas”, disse ele, ao comentar que sempre o sindicato esteve atuante nos movimentos sociais contra o lesado projeto do governo Michel Temer.

 “Esse seminário é de suma importância, em ver a sociedade civil organizada, e tomando conhecimento destas medida que enfraquece a classe trabalhadora. Há uma grande preocupação  para o  trabalhador, pois os bancos já estão demitindos e estamos aqui para tirar as possíveis  dúvidas sobre essa reforma trabalhista, que nem mesmo o outro lado  que elaborou a Lei 13.456/2017, não conseguiram explicar",  disse  Marcílo Silva, Secretário Jurídico Seeb/MT destacou.

 “Agora a classe trabalhadora tomou consciência e não temos dúvidas que no ano que vem temos eleições, pois não dá mais para acreditar em patrão  e  traidores da classe trabalhadora. Se é para representar trabalhador tem que ser trabalhador. Porque agora vamos escutar a sociedade e ampliar os direitos dos trabalhadores com representação política. Se não fizemos isso, poderemos perder nossos direitos trabalhistas”, comentou o presidente da CUT/MT, João Dourado, também parabenizou os organizadores do seminário.

 Após as falas dos convidados, o presidente da FETEC/CN, Cleiton dos Santos,  disse sobre um dos motivo da entidade em ser parceira do evento. "Nós decidimos em  fazer esse ciclo de debate  em conversa com os nossos companheiros de lutas do sindicato e do escritório LBS, para democratizar a discussão e preferimos caminhar por  toda base da federação, que hoje tem  maior número de bancários do mundo, que engloba a regiao Norte e o Centro- Oeste", justificou ele, ao dizer  que em outros estados também ocorreram o  debate sobre o mesmo assunto,  nos estados de Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul, Pará, e no interior de Mato Grosso, especificamente na cidade de Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá).

Na oportunidade,  houve o lançamento do livro sobre Direito do Trabalho Bancário “Direito do Trabalho Bancário - Temas atuais da Reforma Trabalhista: Enfrentamento e Resistência".  A  obra  foi coordenada pelos advogados Nasser Allan e Nilo Beiro,  é  organizada por Bárbara Caramuru Tele,  que teve a parceria do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra)  e dos escritórios de advocacia. O livro aborda de maneira prática os principais temas que envolvem a Reforma Trabalhista e os trabalhadores do setor, tendo vários artigos, são assinados por advogados  de diversos escritórios de advocacia.

Após a palestra,  os participantes puderam tirar dúvidas sobre assunto abordado.

Fonte: Seeb-MT


Notícias Relacionadas