Notícias

home » notícias

12 de Dezembro de 2015 às 09:23

Todos às ruas hoje para barrar o golpe e defender a democracia, orienta a Fetec-CUT/CN

Federação se junta à CUT, outras centrais e movimentos sociais, que organizam atos em todo o país contra impeachment, pela cassação de Eduardo Cunha e mudança na política econômica


A Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) orienta os sindicatos filiados e dirigentes a se engajarem na convocação e organização dos atos em defesa da democracia, pela cassação do deputado Eduardo Cunha e por mudanças na política econômica do governo, que estão sendo chamados para esta quarta-feira 16 de dezembro por centrais sindicais e movimentos sociais de todo o país.

As manifestações estão sendo organizadas, dentre outros movimentos, pelas centrais sindicais CUT, CTB e Intersindical, e por MST (Movimento dos Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), UNE (União Nacional dos Estudantes), Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e Coordenação dos Movimentos Populares (CMP).

“Não podemos nos iludir. O alvo do golpe, capitaneado por Eduardo Cunha com o apoio das forças reacionárias do país, está além da presidenta da República. Eles querem destruir as conquistas sociais e econômicas dos últimos anos e impor um retrocesso na legislação trabalhista”, adverte José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN.

 

Leia também: Fetec-CUT/CN repudia golpe do impeachment e avisa que vai às ruas defender a democracia

 

Onde haverá manifestações no dia 16 na Região Centro Norte:

Brasília – Concentração às 16h, em frente ao estádio Mané Garrincha. Neste domingo haverá mobilizações e panfletagens em todo o DF.

Belém – Concentração na Praça da República, às 16h, com passeata até o Mercado de São Brás. Haverá panfletagem neste domingo, das 9h às 12h.

Campo Grande – Ato na Praça Ary Coelho, às 16h em Campo Grande MS.

Cuiabá – Panfletagem no período da manhã nos bairros: Jd Vitória, Terminal do CPA, Distrito Industrial e no Centro Praça Maria Taquara - Ato na Praça Ipiranga às 17h em Cuiabá MT.

Rondonópolis – Ato na Escola Estadual Elizabeth de Freitas Magalhães Jd Atlântico às 19h Rondonópolis MT.

Boa Vista – Ato na Praça do Centro Cívico das 15h às 19h em Boa Vista RR.

Rio Branco – Local e horário a confirmar

Porto Velho – Ato concentração será às 16h – Praça Madeira Mamoré

Macapá – Ato na Praça da Bandeira às 17h.

 

Carta de Cuiabá: barrar o golpe e defender a democracia

A Fetec-CUT/CN lançou no dia 3 de dezembro a “Carta de Cuiabá: Vamos às ruas barrar o golpe e defender a democracia”, na qual já orientava os sindicatos a se juntarem às demais entidades sindicais e movimentos sociais para defender ruas a democracia e barrar o golpe em andamento.

Eis a Carta:

“A Federação dos Bancários do Centro Norte (FETEC-CUT/CN), reunida em Assembleia Geral Ordinária, manifesta o seu mais profundo repúdio à chantagem do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de encaminhar pedido de impeachment da presidenta da República, “coincidentemente” no mesmo momento em que o Partido dos Trabalhadores se posicionou favorável a sua cassação, e anuncia que mobilizará todas as suas bases e se juntará às demais entidades sindicais e movimentos sociais para ir às ruas defender a democracia e barrar o golpe em andamento.

Nós, que conquistamos com suor e lágrimas a redemocratização do país, não aceitaremos jamais o retrocesso.

O que Cunha, com apoio das forças reacionárias, está impondo ao Brasil ultrapassa o escárnio. Como pode um notório escroque, com contas comprovadas na Suíça abertas com dinheiro de corrupção, que achaca empresários, que mentiu em depoimento na CPI da Petrobrás, que vendeu por R$ 45 milhões emenda de medida provisória para favorecer banqueiro, que usa o cargo para ameaçar e chantagear outros poderes, estar solto e impune e ainda tem a ousadia de abrir pedido de impeachment contra uma presidenta eleita por 54 milhões de brasileiros e contra a qual não há nenhuma acusação?

Temos muitas críticas à política econômica do governo Dilma Rousseff. Não aceitamos o ajuste fiscal e a política de juros altos, que só beneficiam o mercado financeiro e está condenando o Brasil à recessão, com aumento do desemprego e perdas salariais. Continuaremos combatendo essa política de viés neoliberal.

Mas não permitiremos que a democracia seja golpeada, em hipótese alguma, ainda mais por um oportunista sobre o qual recai contundentes acusações de corrupção e abuso do cargo em proveito próprio, com o apoio de personalidades da oposição, igualmente corruptas e irresponsáveis, que não aceitam a derrota nas urnas, imposta pela maioria do povo brasileiro, e tentam por meios espúrios chegar ao poder destituindo uma presidente legitimamente eleita.

Vamos mobilizar os trabalhadores de nossas bases a irem para a rua defender a democracia. Vamos buscar o apoio de sindicatos de outras categorias profissionais, dos movimentos sociais, estudantes e demais setores democráticos da sociedade para barrar esse golpe e impedir o retrocesso.

Cuiabá MT, 03 de dezembro de 2015

Federação dos Bancários do Centro Norte - FETEC-CUT/CN

 

Fonte: Fetec-CUT/CN - Atualizada em 15/12/2015 às 12h


Notícias Relacionadas