Notícias

home » notícias

28 de Setembro de 2018 às 10:27

STF autoriza Lula a dar entrevista à 'Folha'

Será a primeira vez que o ex-presidente fala à imprensa após prisão política. Ministro Lewandowski também liberou para julgamento no plenário do STF o recurso que tem o objetivo de garantir a liberdade de Lula


Crédito: RICARDO STUCKERT

Escrito por: Redação CUT

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski autorizou o ex-presidente Lula, mantido como preso político na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde 7 de abril, a conceder uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. A informação foi confirmada pela agência Reuters nesta sexta-feira (28).

Na tarde dessa quinta (27), Lewandowski também liberou para julgamento no plenário do STF os embargos do recurso que tem o objetivo de garantir a liberdade de Lula. O pedido protocolado pela defesa do ex-presidente é contra a decisão do plenário da Corte que negou um habeas corpus antes da prisão política de Lula em abril.

O ministro devolveu o processo para julgamento após pedir vista, no dia 16 de setembro, quando o placar da votação estava em 7 a 1 contra Lula. O julgamento estava sendo realizado em ambiente virtual, quando os ministros do STF podem decidir remotamente sobre uma questão que trate de temas com jurisprudência já consolidada. Com o pedido de vista, o caso passará a ser julgado pelo plenário físico da Corte.

Ao liberar o processo para a pauta do plenário, o ministro também sugeriu ao presidente do STF, Dias Toffoli, que sejam julgadas as ações diretas de constitucionalidade (ADCs) que tratam da validade da prisão condenatória após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça. 

*Com informações Reuters e Agência Brasil


Notícias Relacionadas