Notícias

home » notícias

23 de Maio de 2018 às 09:20

Só com mobilização forte para barrar a retirada de direitos, apontam empregados da Caixa


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de MT (Seeb/MT) realizou, na sexta-feira (28.05), o Fórum  Estadual dos Empregados da Caixa, na sede do Sindicato, em Cuiabá, para discutir as questões específicas da Caixa. O Evento teve como objetivo de discutir a pauta geral e as específicas da Campanha Nacional 2018, bem como traçar as estratégias de mobilização da categoria bancária. 

A mesa de abertura do Fórum foi formada por Clodoaldo Barbosa, presidente do Seeb/MT,  Luiz Edwirges, diretor Regional do Médio Norte e pelo secretário de finanças do Seeb/MT, John Gordon Ramsay, pelo presidente da Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal de Mato Grosso (AGECEF/MT),  Thiago Serra Ferreira de Carvalho e vice, Tabarê Ribeiro Marçal, representando também a Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal (FENAG).

Na abertura o presidente do Seeb/MT apontou os desafios da categoria para a Campanha Nacional 2018. Ele abordou as várias formas de contrato precarizados, que foram legalizados pela reforma trabalhista, como empregados intermitentes, pessoa jurídicas, home office, autônomos e terceirizados. 

Ainda apontou questões fundamentais com a Defesa da Caixa 100% Pública, Combater à Reestruturação, defender a manutenção do Emprego e garantir a  Saúde e Previdência social  dentre outros direitos sociais da categoria. “Não podemos esquecer que todas essas medidas recessivas e de retirada de direitos por parte do governo federal e de seus aliados no Congresso, inclusive a reforma trabalhista, foram articuladas e patrocinadas pelo próprio sistema financeiro”, apontou Clodoaldo. 

Defesa dos Bancos Públicos

De acordo o diretor do Seeb/MT e empregado da Caixa, Luiz Edwirges, a conjuntura é de resistência e a nossa luta deve estar focada tanto na defesa da Caixa quanto nos direitos dos empregados. "A nossa luta pela organização da nossa luta em defesa dos nossos direitos e do emprego, que estão sendo retirados e na luta contra o desmonte dos bancos públicos. A defesa dos empresas públicas é fundamental à economia brasileira, pois é um importante instrumento de política e de promoção do desenvolvimento econômico e social”, avalia Luiz Edwirges. 

Mobilização forte

A construção de um movimento forte, organizado e unificado, foi apontado pelos representantes dos empregados da Caixa para manter todas as nossas conquistas que estão previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT),  além de garantir que haja mesa de negociações nacionais. “Toda a categoria, dos caixas aos gerentes, precisa estar convencida da importância da nossa Campanha Nacional. Que agora, com a reforma trabalhista nenhum bancário tem o emprego assegurado, nem mesmo os empregados dos bancos públicos. Pouco a pouco estão sucateando a Caixa, o BB, e dos demais bancos públicos, reduzindo o número de funcionários, através dos  Programas de Apoio à Demissão Voluntária (PADV) e fechamento de agências, reduzindo o papel social da Caixa nos estados e Municípios”, afirmou John Gordon, lembrando  o ataque que a Caixa saúde vem sofrendo no Governo Temer.

Proposta ao 34º Conacef

Além de construir as propostas, também elegeu os delegados para o 34º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que será realizado em São Paulo, nos dias 7 e 8 de junho. 

Respeitando a paridade de gênero, foram eleitos como delegados e delegadas ao 34º Conecef: Patricia Da Silva Andrade Rodrigues; Antonio Carlos Falqueto Tomé; Luiz Edwiges Batista Filho; Maísa Dos Santos Araujo; Michel Marcelo Arantes Bezerra e 
Andreia Lmeida Da Silva Canavarros.

 

Fonte: SEEB/Mato Grosso

 

Notícias Relacionadas