Notícias

home » notícias

14 de Junho de 2017 às 08:00

Sintraf Amapá obtém mais uma vitória e recebe carta sindical do Ministério do Trabalho


A diretoria do Sintraf AP. Edson, o presidente, está de camisa vermelha ao fundo

O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá (Sintraf AP) recebeu finalmente na segunda-feira 12 de junho a carta de registro do Ministério do Trabalho e Emprego, depois de seis anos de batalha política e jurídica, com apoio Federação dos Bancários dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).

O Sintraf AP foi fundado em assembleia realizada pelos bancários do Amapá no dia 10 de dezembro de 2010. Já nasceu filiado à Fetec-CUT/CN, à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Antes da fundação, os bancários do estado eram representados pelo Sindicato do Pará e Amapá. O desmembramento foi de comum acordo entre as duas bases.

“Esse é um marco importante na nossa história de luta em defesa dos bancários do Amapá. Agora vamos levar a carta sindical aos bancos para que os bancários possam se associar ao nosso sindicato”, comemora Edson Azevedo dos Anjos Gomes, empregado da Caixa Econômica Federal, fundador e presidente do Sintraf AP.

Até agora, os bancários do Amapá continuavam se associando ao Sindicato do Pará, que repassava as contribuições ao Sintraf AP.

“Nesses seis anos, apesar de o Sintraf AP fazer todos os encaminhamentos legais, como realização de assembleias, o Ministério do Trabalho dificultou ao máximo o registro oficial. Quando chegava em Brasília, o Ministério apontava alguma falha de documentação, os bancários refaziam todo o processo e o Ministério devolvia. Finalmente foi aprovada a carta sindical”, afirma José Avelino, ex-presidente e atual diretor Jurídico da Fetec-CUT/CN.

“Os bancários do Amapá e a diretoria do Sintraf estão de parabéns por mais essa conquista. Agora também têm a representação legal da categoria, já que a representação legítima sempre possuíram pelo reconhecimento dos trabalhadores do ramo financeiro no Estado à trajetória de luta do Sindicato”, acrescenta Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.

O Sintraf AP faz parte do Comando Nacional dos Bancários, que negocia com a Fenaban.

Veja abaixo o texto do Ministério do Trabalho e Emprego reconhecendo o Sintraf AP.


Notícias Relacionadas