Notícias

home » notícias

28 de Fevereiro de 2018 às 08:39

Sindicato visita agência do Itaú assaltada e cobra a emissão da CAT


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - A agência do Banco Itaú, localizada na Avenida Miguel Sutil, foi invadida por cinco assaltantes na tarde da sexta-feira (23.02) em Cuiabá. Os bandidos quebraram os vidros da frente da agência e roubaram dinheiro dos caixas, além das armas e coletes dos vigilantes. 

Assim que a notícia chegou ao Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), o secretário de formação sindical do  Seeb/MT e Coordenador Regional da Comissão dos Empregados do Itaú (COE/Itaú/Fetec/CN), Natércio Brito, foi até a agência para saber das condições físicas e psicológicas dos bancários.

Segundo o diretor do Seeb/MT, o Sindicato está à disposição dos bancários para prestar qualquer assistência possível nesses casos. “Infelizmente, a ocorrência e outras tantas comprovam a fragilidade do sistema de segurança bancária, especialmente no que diz respeito à preservação da vida e da saúde dos bancários, seus familiares e clientes, os quais estão expostos a traumas, marcas, sequelas e/ou risco de morte”, avalia Natércio.

“A segurança bancária não pode ser reduzida à segurança do patrimônio do banco, mas, à segurança prioritariamente das pessoas”, completa o secretário de formação sindical do Sindicato.

Emissão da CAT

“O Sindicato orienta aos bancos a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) de todos os funcionários presentes no local do assalto, pois eles também foram vítimas da agressão”, afirma a secretaria de assuntos de saúde e condições de trabalho do SEEB/MT, diretora da CUT/MT e funcionária do Itaú, Italina Facchini, 

Neste caso, o Sindicato segue a legislação previdenciária vigente, assaltos a agências bancárias são situações que se equiparam a acidente de trabalho o Banco deve emitir CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) até 24 horas após o assalto, sob pena de multa a ser cobrada pela Previdência Social.

Fonte: SEEB/Mato Grosso

 

Notícias Relacionadas