Notícias

home » notícias

20 de Março de 2017 às 08:51

Sindicato traz diretor da Previ para esclarecer dúvidas sobre a previdência


Crédito: SEEB/PA

Belém PA - Após ser alvo de uma CPI, que confirmou a boa governança de um dos maiores fundo de pensão da América Latina, a Previ agora vive sob a ameaça de um Projeto de Lei Complementar 268/16 que tramita na Câmara dos Deputados e que cria novas regras para escolha e atuação de diretores-executivos e conselheiros de fundos fechados de previdência complementar vinculados a entes públicos e suas empresas, fundações ou autarquias.

Leia também: Sindicato dos Bancários sedia curso sobre Previdência Complementar

“Hoje na Previ, elegemos a metade da diretoria, conselhos deliberativo e fiscal; porém o presidente que é indicado pelo patrocinador, tem voto de minerva. Esse PLP vem para desconstruir toda uma história e colocar nas mãos de pessoas do mercado financeiro a governança dos fundos de pensão. Estamos brigando ferrenhamente para barrar a aprovação desse projeto”, afirma o diretor de seguridade da Previ, Marcel Barros, eleito pelos participantes e assistidos.

“Agradecemos a participação do diretor da Previ, Marcel Barros, que pôde apresentar os números do fundo de pensão aos participantes e tirar as dúvidas existentes entre os participantes. Esse debate é fundamental para mostrar ao funcionalismo do Banco do Brasil que o modelo de governança que está sendo adotado pela Previ tem demonstrado bons resultados. Não podemos deixar que esses ataques à Previ prejudiquem a representatividade dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão”, destaca a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará e titular do Conselho Fiscal da Previ, Rosalina Amorim.

A Previ – É uma entidade fechada de previdência e seus participantes são funcionários do Banco do Brasil e empregados do quadro próprio. A instituição trabalha para garantir a esses participantes benefícios previdenciários complementares aos da Previdência Oficial, de forma a contribuir para a qualidade de vida dos associados e de seus dependentes.

Os recursos da PREVI são provenientes, essencialmente, das contribuições pessoais e patronal, além de outras contribuições especiais, como aluguéis e ações de grandes multinacionais, previstas no Estatuto ou em instrumento específico. Estes recursos são investidos de maneira diversificada, de acordo com a Política de Investimentos, que é revista anualmente de forma criteriosa, de acordo com a necessidade de cada Plano de Benefícios. As Políticas de Investimentos são elaboradas com o objetivo de buscar a melhor rentabilidade possível, a fim de cumprir com o dever fiduciário de pagamento de benefícios.

Mesmo num contexto econômico adverso, o Plano 1, maior e mais antigo plano de benefícios da Entidade, conta atualmente com cerca de R$ 22 bilhões a mais do que o montante necessário para honrar todos os compromissos atuais e futuros com seus participantes. Esses resultados são amplamente divulgados aos participantes, seja por canais institucionais como o sítio da PREVI na internet, ou por reuniões presenciais realizadas anualmente nas principais capitais brasileiras pela Diretoria da PREVI com os associados do Fundo.

Além disso, a PREVI tem pagado mais de R$ 9 bilhões em benefícios anualmente a seus associados e que, nos 110 anos de existência, nunca deixou de arcar rigorosamente com suas responsabilidades.

 

Fonte: Bancários PA com informações da Previ


Notícias Relacionadas