Notícias

home » notícias

24 de Maio de 2018 às 14:55

Sindicato se reúne com funcionários da Ditec do BB


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - O Sindicato se reuniu, nesta segunda-feira (21), com os funcionários da Diretoria de Tecnologia (Ditec) do Banco do Brasil, dos turnos da noite e da madrugada. A atividade faz parte da campanha de atenção à saúde mental do bancário, proposta pela Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, de visitar os trabalhadores em seu local de trabalho.

“Além de divulgar a cartilha ‘Você não está sozinho’, fizemos uma breve apresentação da situação atual de saúde mental dos bancários a partir dos nossos estudos, bem como do tipo de atendimento oferecido aos trabalhadores através da Clínica do Trabalho do Sindicato”, esclarece a psicóloga Fernanda Duarte, responsável pelo Programa de Atenção ao Sofrimento do Bancário na entidade.

“Nós também tratamos de assuntos relacionados à Cassi e à Campanha Nacional 2018, esclarecemos dúvidas dos bancários e entregamos porta-crachás às bancárias filiadas, como parte do trabalho da Secretaria de Mulheres do Sindicato”, destaca a secretária de Formação do Sindicato e funcionária do BB Teresa Cristina.

Os diretores da Fetec-CUT/CN Conceição Costa e José Wilson também participaram da visita.

Clínica do Trabalho

A Clínica do Trabalho é uma ação de atendimento aos bancários que faz parte do Programa de Atenção ao Sofrimento do Bancário. Trata-se da escuta clínica do sofrimento no trabalho e tem o objetivo de ressignificar o sofrimento. É voltada para a mobilização subjetiva e do coletivo de trabalho, e os dados coletados nessa ação contribuem para o desenvolvimento de iniciativas políticas de transformação da organização de trabalho.

A partir da parceria do Sindicato com o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da UnB surgiu a Clínica do Trabalho. “É preciso colocar o sofrimento e o adoecimento relacionados ao trabalho em pauta, porque são questões atuais. É necessário reconhecer a humanidade desses trabalhadores, a dignidade dessas pessoas e o direito à saúde como direito humano”, avalia Fernanda Duarte.

Cartilha

Resultado da Clínica do Trabalho, a cartilha 'Você não está sozinho' foi lançada em julho de 2016, com o objetivo de orientar e possibilitar ao bancário identificar situações de risco que podem levá-lo ao adoecimento.

Com a publicação, bancários e bancárias têm acesso às informações sobre o perfil dos adoecimentos relacionados ao sofrimento devido às jornadas de trabalho extenuantes, às metas de produção inalcançáveis, aos riscos de assaltos e aos sequestros.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas