Notícias

home » notícias

21 de Setembro de 2020 às 07:21

Sindicato de Dourados recupera mais de 6,7 milhões em ação judicial a funcionários do BB

Ação, ajuizada pelo Sindicato em 2010, beneficiou 43 funcionários neste primeiro momento, propiciando a recuperação de R$ 6.737.200,36 a esses trabalhadores/as


O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região iniciou, nesta sexta-feira 18 de setembro, o pagamento dos valores referentes a ação judicial coletiva que cobraram as 7ª e 8ª horas trabalhadas e não pagas pelo Banco do Brasil como horas extraordinárias aos Assistentes de negócio UN. 

O Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, João Grandão, explica que: “Os valores que estão sendo pagos agora são referentes ao período de março de 2006 a outubro de 2013, reconhecidos como devidos pelo banco (incontroverso). Os valores chamados de controversos, por não serem reconhecidos pelo banco, continuarão sendo discutidos judicialmente. Ou seja, o montante a que esses bancários tem direito ainda pode aumentar”.   

Para o Advogado Alexandre Cantero, da Morais Cantero Advogados Associados, que ajuizou a ação coletiva em nome do sindicato: “O recebimento parcial e por ora da maioria dos substituídos já se caracteriza como uma vitória expressiva alcançada pelo Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, registrando que o comprometimento com o acompanhamento da referida ação persistirá até sua finalização”.

Já a bancária Solores B. Zanoni, uma das contempladas na ação, declarou que, “O sindicato atendeu e resolveu rapidamente todas as demandas graves por mim solicitadas, enfrentando esferas gigantescas. Sou eternamente grata, não tenho palavras para expressar minha gratidão, pois os esforços por eles dispensados, vai muito além das nossas expectativas, que uma simples contribuição mensal jamais será capaz de recompensar”.

“Sem o Sindicato dos Bancários, eu jamais teria conseguido essa vitória, pois enfrentar uma ação isoladamente, se torna extremamente complicado”. Finalizou Solores.

Ações de 7ª e 8ª horas

Desde 1933, a jornada do bancário é de 6 horas diárias, inclusive a de comissionados que exercem cargos técnicos. Contudo, nem sempre os bancos cumprem esta determinação. Para corrigir irregularidades, o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, em parceria com Escritório de Advocacia contratado, ajuíza periodicamente ações por substituição processual, em que a entidade é autora e substitui os bancários.

Compromisso do Sindicato

O Presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Carlos Longo, lembra que: “Um dos principais compromissos do sindicato com a categoria é cobrar que os bancos respeitem os trabalhadores, o correto pagamento de horas extras, a aplicação de índices conquistados em campanhas nacionais e outros direitos”.

“Mesmo assim, os desrespeitos são frequentes, o que leva muitos bancários a acionar o departamento jurídico da entidade para tentar recuperar o que lhes é devido ou, como no caso desta e de outras ações, o sindicato agir como substituto processual, acionando a Justiça em nome de um conjunto de trabalhadores que estão sendo prejudicados nos seus direitos, no que é chamado de Ação Coletiva”. Explica Longo.

A diretoria do Sindicato agradece a confiança e parabeniza os bancários e as bancárias por mais essa expressiva vitória, se comprometendo no firme propósito de continuar na defesa intransigente dos direitos da classe trabalhadora, em especial, da categoria bancária, razão de ser da Entidade.

Plantão jurídico

O Sindicato disponibiliza assessoria jurídica aos bancários sindicalizados nas quartas-feiras no período da manhã, mediante agendamento, através de Escritório de Advocacia contratado, sob a responsabilidade do advogado e ex-diretor jurídico da entidade, Dr. José Carlos Camargo Roque. O atendimento presta consultoria sobre dúvidas trabalhistas e previdenciárias, entre outras, bem como ingressar ações judicias individuais.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região


Notícias Relacionadas