Notícias

home » notícias

14 de Novembro de 2017 às 08:02

Sindicato realiza reuniões com os bancários para divulgar a campanha


Crédito: SEEB/BRASÍLIA
Reunião em uma unidade do Banco do Brasil

Brasília - Dando prosseguimento à campanha “Você não está sozinho”, o Sindicato realizará, nos meses de novembro e dezembro, encontros agendados nos locais de trabalho para falar sobre o atendimento e o acolhimento realizado pela Secretaria de Saúde da entidade. O objetivo é levar apoio ao bancário que sofre e adoece com as pressões decorrentes da organização e gestão em seu ambiente de trabalho, além de informações sobre as negociações com a Fenabam nas mesas bipartites de saúde, e outros temas de interesse da categoria.

Este trabalho é fruto da parceria entre o Sindicato e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho (Gepsat) da Universidade de Brasília (UnB), que tem como coordenadora a professora doutora Ana Magnólia Mendes, e a psicóloga Fernanda Duarte, responsável pelo acolhimento, estudo e pesquisa da Clínica do Trabalho do Sindicato.

Na perspectiva de ampliar as ações de acolhimento e apoio àqueles que sofrem com a violência organizacional, o Sindicato vai aos locais de trabalho apresentando as psicólogas responsáveis pela Clínica do Trabalho para informar e mobilizar a categoria quanto ao direito à saúde e a condições de trabalho dignos.

Na ocasião será distribuída a Cartilha “Você não está sozinho – Cuidando do sofrimento no trabalho dos bancários”, lançada pelo Sindicato no dia 19 de setembro, que apresenta dados da pesquisa da Clínica do Trabalho com o objetivo de orientar e possibilitar ao trabalhador a identificar a situação de risco que pode levá-lo ao adoecimento e até mesmo ajudar um colega que esteja nesta situação.

Demandas dos bancários

"Esses encontros nos locais de trabalho são essenciais para ouvirmos as demandas dos bancários e para alertarmos quanto a importância dos cuidados com a saúde e também para levamos informações de interesse da categoria, como o andamento das negociações na mesa bipartite de saúde”, observa Louraci Morais, diretora da Fetec-CUT/CN.

Também membro do Coletivo de Saúde do Sindicato, Louraci destaca a importância de chamar a atenção sobre as campanhas de informação e prevenção contra o suicídio e o câncer, além de falar sobre as ações políticas e jurídicas do Sindicato contra a ameaça de retirada de direitos dos trabalhadores com a vigência da reforma trabalhista.

Direito universal

A secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Mônica Holanda, ressalta que “a saúde, tema prioritário para o Sindicato, é um direito universal indissociável ao direito à vida. A luta para garantirmos esse direito deve ser coletiva e se pautar nos princípios e valores de igualdade entre as pessoas, solidariedade e justiça que inspiraram os direitos fundamentais conquistados ao longo do processo civilizatório”.

E acrescenta: “A campanha “Você não está Sozinho” reflete muito bem a nossa ação sindical. Nós estamos juntos para acolher o trabalhador, para entender e intervir nesta realidade hoje e lutar neste cenário de crise social, econômica e contra a retirada de direitos. Por isso, convidamos todos e todas a participarem e se apropriarem dessa luta”.

O Sindicato se coloca à disposição dos bancários e bancárias. Maiores informações 3262-9026 (Secretaria de Saúde).

SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas