Notícias

home » notícias

21 de Maio de 2019 às 09:40

Sindicato realiza ato no Santander contra abertura de agência aos sábados


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - O Sindicato realizou no sábado (18) um ato no Santander, em Brasília, contra a abertura da unidade aos sábados. O banco insiste em abrir as 29 agências em todo o país, nos finais de semana, nos meses de maio e junho, para dar orientação sobre educação financeira aos clientes. Esse serviço seria feito por seus funcionários, de forma voluntária, ou seja, sem proteção das leis trabalhistas.

“Por isso, estamos orientando os bancários a não se intimidarem e a não se inscreverem no Programa de Voluntariado de Orientação Financeira do Santander”, esclarece Rosane Alaby, diretora do Sindicato e funcionária do Santander. Ela lembra que, com esta medida, o banco desrespeita a CLT e a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), uma vez que o expediente bancário é de segunda a sexta-feira.

“Além disso, no dia 30 de abril, o Santander divulgou balanço do primeiro trimestre de 2019, onde aponta que o banco obtém 29% de seu lucro mundial no país. Portanto, não tem sentido essa exploração com os funcionários, que conquistaram o direito de descansar nos finais de semana e não têm nenhuma obrigação de trabalhar sem receber nada.”, acrescenta Jorge Kotani, diretor da Fetec-CUT e funcionário do banco espanhol.


Trabalhar aos sábados é ilegal

Inclusive, na quarta-feira (15), representantes do Sindicato e da Contraf-CUT estiveram na Câmara Federal, em audiência com o relator do Projeto de Lei 1043/2019, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), para apresentarem posição contrária à abertura de agências bancárias aos finais de semana.

Os dirigentes sindicais reforçaram a preocupação com os impactos do projeto para a categoria bancária e cobraram compromisso do parlamentar com a jornada de trabalho.

Veja mais: https://www.bancariosdf.com.br/site/index.php/component/k2/sindicato-e-contraf-cut-vao-a-camara-contra-pl-que-trata-da-abertura-de-agencias-nos-finais-de-semana

 

Fonte: SEEB/Brasília - Da redação


Notícias Relacionadas